Escola Sebastião Pedrosa expõe projeto cultural em Rio Branco

– Elementos das culturas indígena e africana foram demonstrados pelos alunos (Foto: Astorige Carneiro)
Elementos das culturas indígena e africana foram demonstrados pelos alunos (Foto: Astorige Carneiro)

Incentivando a diversidade cultural e o talento dos alunos, foi realizada na última sexta-feira, 4, a exposição do Projeto Afro-Brasileiro e Indígena da Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Pedrosa, que uniu apresentações artísticas ao tema “Informação a favor da inclusão”.

Com apoio da equipe escolar, os alunos da instituição realizaram exposições de comidas típicas, exposições culturais, produção de artesanatos e salas temáticas, onde os convidados do evento recebiam explicações sobre os mais diversos temas.

Um dos espaços na exposição trabalhou com as religiões de matriz africana, com foco no candomblé e na umbanda, que sintetiza vários elementos das religiões africanas. A estudante Lucélia Pereira, 18, explicou que o principal objetivo do trabalho era quebrar o preconceito que essas práticas religiosas enfrentam.

“Percebemos que a religião, principalmente as de matriz africana, é um tema que desperta desconfiança em muitas pessoas. Através da informação, esperamos quebrar o preconceito para que as pessoas possam compreender e respeitar a diversidade, seja ela religiosa ou de qualquer outro tipo”, afirmou.

Para o coordenador de ensino da Escola Sebastião Pedrosa, Mauro Sérgio Moura, as escolas precisam de eventos que integram os alunos e a comunidade escolar. “A participação da comunidade incentiva ainda mais nossos trabalhos escolares. Esperamos que todos entendam a importância que os elementos indígenas e africanos possuem na formação cultural brasileira”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter