Tião Viana participa da abertura da 7ª Conferência Estadual de Saúde

A conferência visa um amplo debate sobre o Sistema Único de Saúde (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A conferência visa um amplo debate sobre o Sistema Único de Saúde (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” foi aberta a 7ª Conferência Estadual de Saúde, na noite desta terça-feira, 18, no auditório da Faculdade Da Amazônia Ocidental (Firb/Faao), com a presença de mais de 700 participantes. O governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, participaram da solenidade de abertura da conferência que visa um amplo debate sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento reuniu ainda, representantes do Conselho Nacional de Saúde, delegações dos 22 municípios do Acre, conselheiros estaduais, parlamentares, membros do governo do Estado e município, Ministério Público Estadual (MPE), trabalhadores da Saúde, usuários do SUS e estudantes.

Para o governador,  o encontro representa a expressão da força democrática dos trabalhadores da saúde (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Para o governador, o encontro representa a expressão da força democrática dos trabalhadores da saúde (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Para o governador Tião Viana, a Conferência representa a expressão da força democrática dos trabalhadores da saúde, dos usuários do SUS e daqueles que asseguram seu funcionamento.

“Com união e responsabilidade vamos assegurar uma grande gestão, com dedicação de todos os condutores do sistema e mais financiamento nacional para assegurar o futuro da classe trabalhadora da saúde no Brasil”, declarou Tião Viana.

O prefeito Marcus Alexandre afirmou que o encontro representa um momento de reflexão para eleger os avanços e as prioridades da saúde pública do estado e levá-los ao debate nacional. “Hoje, o Acre vive uma nova realidade e a conferência será fundamental para avaliar os passos dados até aqui”, destaca o prefeito.

O procurador-geral de Justiça em exercício, Carlos Maia, destacou a valorização da saúde pública no Estado e disse que o momento é ideal para o Estado mostrar o que tem de melhor no evento nacional. “O momento é de estabelecer propostas e diretrizes para o Acre dar sua contribuição na Conferência Nacional”, disse o representante do MPE.

A valorização da saúde pública no Acre

O conselheiro Nacional de Saúde, Jordeci Souza, parabenizou o Estado pelo ato democrático de valorização das diretrizes de saúde pública. “São poucas as conferências estaduais que o governante compõe o dispositivo com a gente para discutir a melhoria do SUS. Isso contribui para a consolidação do sistema e a melhoria dos serviços”, afirmou o conselheiro.

Para a conselheira Estadual de Saúde, Rossana Freitas, o evento demonstra união, força democrática e social. “A defesa do SUS é nossa principal bandeira dentro do Conselho Estadual de Saúde do Acre. Vamos fazer uma gestão comprometida e participativa em sua defesa”, garantiu a conselheira recém-empossada.

A Conferência Estadual de Saúde

O coordenador-geral do evento, Erenilson Souza, lembrou que estes debates são preparatórios para a 15ª Conferência Nacional de Saúde. “O Acre quer dizer ao Brasil que está preocupado com a saúde pública”, comenta Souza.

A conferência ocorre de 19 a 21 de agosto das 8 às 18 horas e é realizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) e governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). O evento visa avaliar e discutir oito eixos temáticos a partir do SUS. Os interessados em participar dos grupos temáticos poderão se credenciar até quarta-feira, 19, das 7 às 9 horas, no auditório da Firb/Faao.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter