Tião Viana cede máquinas pesadas e caminhão frigorífico para piscicultores

Equipamentos irão auxiliar (Foto: Pedro Devani/Secom)
Equipamentos irão auxiliar na construção de novos tanques (Foto: Pedro Devani/Secom)

Foi durante a inauguração da Casa do Piscicultor, na manhã desta segunda-feira, 9, que o governador Tião Viana realizou a entrega de três escavadeiras, três tratores esteiras e um caminhão frigorífico para piscicultores acreanos da Central de Cooperativas dos Piscicultores do Acre (Acrepeixes).

Os equipamentos foram entregues com cessão de uso por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

A ação demonstra mais uma vez a prioridade do governador com o projeto da piscicultura do Acre, já que a Acrepeixes representa mais de 2,5 mil famílias produtoras.

“Por que estamos fazendo isso? Porque acreditamos em cada um dos trabalhadores que está aqui. Meu pai, nos anos 70, foi quem trouxe as primeiras matrizes de tambaqui do Acre num avião Bandeirantes. E hoje o problema é dar conta das encomendas. É essa união dos pequenos, médios e grandes produtores, junto com o governo, que está mudando a realidade da piscicultura no Acre”, disse Tião Viana.

Governo deu cessão de uso de três escavadeiras, três tratores esteiras e um caminhão frigorífico para a Acrepeixes (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governo deu cessão de uso de três escavadeiras, três tratores esteiras e um caminhão frigorífico para a Acrepeixes (Foto: Sérgio Vale/Secom)

As máquinas pesadas serão usadas na construção de novos tanques para a criação de peixes, enquanto o caminhão frigorífico será essencial no escoamento da produção. O presidente da AcrePeixes, Sansão Nogueira, falou em nome dos produtores:

“Quero agradecer ao governador Tião Viana, que é um dos expoentes mais fortes do fortalecimento da nossa piscicultura. Com esses equipamentos poderemos aumentar a produção e transportar os peixes para seus destinos de venda. É um projeto de valorização a todos nós, pequenos produtores”, declarou.

Parceria e negócios

Tião Viana ainda conta que as apostas na piscicultura não se acabam por aí e que só este ano mais R$ 40 milhões serão investidos no melhoramento de tanques de piscicultura no Acre.

O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Glenilson Figueiredo, explica: “Esses equipamentos vêm para fortalecer ainda mais a produção familiar e facilitar a vida do produtor, fazendo com seu peixe chegue com a qualidade de vida que o mercado exige”.

O diretor-presidente do complexo de piscicultura Peixes da Amazônia, Fábio Vaz, aproveitou para relatar o sucesso do empreendimento na Feira Apas, enfatizando que a produção precisa ser expandida. “Há dois anos, quando falávamos do projeto da piscicultura do Acre, muitos não acreditavam. Mas, com a união de governo, empresários e produtores, estamos quebrando todos os recordes de produção.”