Tião Viana apresenta modelo econômico sustentável do Acre a gestores do Peru

Nos próximos dias governadores visitam projetos que aiam desenvolvimento econômico e sustentabilidade  (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Nos próximos dias, governadores visitam projetos que aliam desenvolvimento econômico e sustentabilidade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Uma comitiva de governadores do Peru está no Acre para conhecer as práticas de desenvolvimento sustentável desenvolvidas pelo governo do Estado e discutir mudanças climáticas. As ações executadas no Estado foram apresentadas na manhã desta quarta-feira, 27, pelo governador Tião Viana e pela vice-governadora Nazaré Araújo, durante reunião com os gestores peruanos.

Tião Viana ressaltou que o Acre vive um momento de crescimento econômico, mas aliado à sustentabilidade, porque registra redução nos índices de desmatamento. “O governo investiu num modelo de crescimento aliado às práticas sustentáveis. Temos excelentes avanços na cadeia do peixe com o Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia e o Centro de Alevinagem do Vale do Juruá, na suinocultura e na indústria madeireira sustentável”, destacou o governador.

Nazaré Araújo declarou que o governo recebe a comitiva peruana com satisfação. “Apresentamos nossos projetos que podem contribuir e despressionar o desenvolvimento em cima apenas dos recursos florestais madeireiros. Serão três dias intensos de trabalho pela troca de experiências, para termos proximidades das nossas realidades e igualdade no tratamento das questões e, assim, ter força nos fóruns mundiais que discutem questões climáticas”, disse Nazaré.

Os governadores dos departamentos de Loreto, Ucayali, San Martín, Huanuco e Madre de Díos, no Peru, estão em Rio Branco participando do 1° Encontro de Trabalho entre Governadores Secretários e Técnicos dos Governos Membros do Conselho Interregional Amazônico (Ciam) com o governo do Acre, de 27 a 29 de maio.

União para fortalecer a Amazônia

Luis Otsuka, governador de Madre de Díos, afirmou que é com prazer que vem ao Acre para discutir políticas econômicas sustentáveis e mudanças climáticas. “Queremos trabalhar de forma conjunta para minimizar os impactos causados pelas mudanças climáticas e buscar um desenvolvimento sustentável para os departamentos peruanos que estão próximos a esta região”, comentou.

Magaly Medeiros, diretora do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), lembrou que esse encontro é fruto de um termo de cooperação técnica assinado em dezembro de 2014 entre os departamentos peruanos e o governo do Acre, em Lima, durante a Conferência das Partes (COP 20). “Vamos traçar estratégias comuns de desenvolvimento e também de proteção das florestas e do clima”, detalhou.

A ideia é que a integração permita ao governo acreano e aos departamentos peruanos chegarem fortalecidos na COP 21, que ocorrerá no fim deste ano, na França.

Além de Magaly Medeiros, também participaram do encontro os secretários de Meio Ambiente, Edegard de Deus, e de Indústria, Fernando Lima.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter