Governadores do Peru vêm ao Acre para conhecer política de sustentabilidade

: Governadores e secretários do Peru estão no Acre para conhecer modelo de desenvolvimento sustentável (Foto: Diego Gurgel Secom)
Governadores e secretários do Peru estão no Acre para conhecer o modelo de desenvolvimento sustentável (Foto: Diego Gurgel Secom)

Teve início na manhã desta quarta-feira, 27, o primeiro Encontro de Trabalho entre governadores, secretários e técnicos dos governos membros do Consejo Interregioal Amazónico Peruano (Ciam) e representantes do governo do Acre.

O encontro é realizado pelo Earth Innovation Institute (EII), com apoio do governo do Estado, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais do Acre (IMC), do Ciam e da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF).

A comitiva do Peru fica no Estado até o dia 29, para conhecer na prática a política de desenvolvimento sustentável desenvolvida pelo Acre, com perspectivas de levar o modelo para os departamentos (estados) peruanos. “Para nós é uma honra poder conhecer os projetos do Acre, pois, além de aplicar esse mesmo modelo nos departamentos do Peru, estamos fortalecendo essa aliança com o Brasil, em busca do mesmo objetivo”, explicou o governador de Hunauco, Rubén Alva.

Na primeira parte da agenda, os cinco governadores do Peru participaram de reunião com o governador Tião Viana, enquanto secretários e técnicos assistiram a apresentações sobre as políticas de desenvolvimento sustentável, zoneamento e ordenamento territorial do Acre e a política de gestão florestal com o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Para a diretora técnica do IMC, Vera Reis, o modelo de desenvolvimento sustentável pode ser usado em outros lugares. “Nosso modelo foi desenvolvido com base na política de valorização do ativo ambiental florestal, associado ao desenvolvimento econômico e socioambiental, com baixas emissões, ou seja, é um modelo que tem nos apresentado resultados positivos”, disse.

A coordenadora do EII, no Acre, Elsa Medonza, ressalta que o Acre é pioneiro na política de desenvolvimento sustentável, e por isso essa troca de experiência é tão importante. “Somos parceiros nesse encontro, para que os governos do Acre e do Peru possam construir uma agenda de forma conjunta e, assim, ajudar-se entre os governos. Para eles, é muito importante essa troca de experiências, para que depois possam implementar os exemplos que são realizados aqui em outras regiões”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter