Com redes de esgoto obstruídas por objetos, Depasa pede ajuda à população

Até espreguiçadeira já foi encontrada na rede de esgoto; alguém abriu a tampa e jogou lá (Foto: Depasa)
Até espreguiçadeira já foi encontrada na rede de esgoto; alguém abriu a tampa e jogou lá (Foto: Depasa)

É comum ouvir relatos e reclamações de moradores sobre redes de esgoto entupidas, causando transtornos em ruas, quintais e até dentro de residências. Segundo dados do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), cerca de 200 desobstruções em rede são feitas mensalmente, em Rio Branco.

A capital tem cerca de 400 quilômetros de rede coletora de esgoto, tubulações que passam por debaixo do solo e recebem todos os resíduos líquidos produzidos nas residências. Essas tubulações variam de 100 a 500 milímetros de diâmetro, tamanho recomendado para não ocasionar entupimentos.

O coordenador de equipe do Serviço Sanitário Público do Depasa, Eduardo Oliveira, revela, entretanto, que os entupimentos ocorrem e são ocasionados por objetos como madeira, roupas e sacos com lixo.

“A única forma desses materiais irem parar dentro das tubulações é abrindo a tampa do ponto de visita e jogando lá dentro”, revela Eduardo, que esta semana retirou uma espreguiçadeira no interior da rede do sistema sanitário.

O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, explica que o governo tem trabalhado na expansão das redes de esgoto no estado, levado saneamento básico para diversos lugares, e pede ajuda da comunidade para manter o serviço funcionando.

“Queremos manter a parceria com a população, temos que cuidar do sistema de esgotamento sanitário, cada rede obstruída gera um problema muito grande, e esse tipo de prática deve ser combatido, os moradores devem denunciar”, solicita.

Os moradores que presenciarem atitudes dessa natureza podem ligar para o Depasa (068) 3028  8080.