Tião Viana apresenta à presidente do Incra agroindústrias do Acre

Cooperacre é a maior produtora de castanha beneficiada do Brasil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Cooperacre é a maior produtora de castanha beneficiada do Brasil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana, acompanhado pelo deputado federal Sibá Machado, apresentou à presidente nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia Falcón, duas agroindústrias do Estado: o Complexo de Piscicultura e a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre).

Durante a passagem pela Cooperacre, a visitante foi recepcionada pelos responsáveis pela cooperativa, Manuel da Gamaleira e Manoel Monteiro. Monteiro contou a Maria Lúcia que a indústria de beneficiamento de castanha está em plena expansão no Acre, sendo a maior produtora de castanha beneficiada do Brasil, estando presente em 14 municípios acreanos, tendo capacidade para produzir mais de três mil toneladas de castanha e contando, atualmente, com 2.256 cooperados.

Centro de Alevinagem tem capacidade para produzir, por ano, dez milhões de surubins, dez milhões de tambaquis e piaus, além de 350 mil pirarucus (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Centro de Alevinagem tem capacidade para produzir, por ano, dez milhões de surubins, dez milhões de tambaquis e piaus, além de 350 mil pirarucus (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em seguida, o grupo visitou as instalações do Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia S/A. A primeira área visitada dentro do complexo foi o Frigorífico de Processamento de Peixes, que conta com 45 funcionários, que atuam, entre outras atividades, na filetagem do pescado.

O segundo local visitado foi a Fábrica de Ração. “O equipamento que temos nesta fábrica veio da Alemanha. É um produto de alta tecnologia. Foram investidos R$ 55 milhões na sua aquisição”, destacou Tião Viana.

A visita se encerrou no Centro de Reprodução de Alevinos. O governador explicou que o local tem capacidade para produzir, por ano, dez milhões de surubins, dez milhões de tambaquis e piaus, além de 350 mil pirarucus.

“O Acre está dando um belo exemplo de desenvolvimento ao país. Todas as experiências que vi aqui vou levar para apresentar à equipe de Brasília e à presidente Dilma”, declarou Maria Lúcia Falcón.

A presidente lembrou que o Incra está tratando de um novo modelo de reforma agrária que passa a ser intensivo em tecnologia.

“Essa forma intensiva em tecnologia e desenvolvimento vem por meio de ações de promoção da agroindústria, formação e qualificação de pessoas e outras ações em que o Acre já se destaca no cenário brasileiro como um Estado que se antecipou e já está colocando esses princípios em prática. Essa parceria do Incra com o Acre será um exemplo para o Brasil”, frisou Maria Lúcia Falcón.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter