Sucesso marca primeiro encontro de criadores de abelhas do Acre

Cerca de 40 produtores rurais de 17 municípios participaram do encontro de criadores de abelhas do Acre (Foto: Leônidas Badaró)
Cerca de 40 produtores rurais de 17 municípios participaram do encontro de criadores de abelhas do Acre (Foto: Leônidas Badaró)

O 1º Encontro de Criadores de Abelhas do Estado do Acre foi realizado no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

Promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), em parceria com o Sebrae, o encontro teve como objetivo principal a troca de experiências sobre a atividade de criação de abelhas entre produtores rurais. O encontro foi encerrado na segunda-feira, 25.

Participaram dos três dias de atividades cerca de 40 criadores de abelhas de 17 municípios. “A gente tem se empenhado bastante na criação de abelhas. Estamos crescendo, buscando novos produtores e fazendo com que eles acreditem na atividade”, avalia Francisco Nascimento, produtor de Feijó que já cria abelhas há três anos e conseguiu uma produção de 16 litros na última safra.

A criação de abelhas tem outro componente importante, pois é uma das principais polinizadores na natureza, sendo responsável pela reprodução de diversas plantas. “Com esse grupo queremos também conscientizar as pessoas da importância de não usar tantos venenos na agricultura que acaba matando as abelhas”, afirma o criador de Brasileia, Severino da Silva.

Durante os dias de encontro, chamou atenção a presença de dois gêmeos de noves anos em cada atividade. Muita gente achou que eram filhos de produtores acompanhando os pais. Que nada! Eram os mais novos participantes do encontro, que estão decididos a criar abelhas. “Foi muito bom para eu aprender a criar abelhas e produzir o mel. Agora já estou craque para começar a minha criação”, diz, entusiasmado, Marlon Yokomiso, um dos irmãos.

Atividade tem potencial para crescimento da produção

Os produtores rurais participaram de atividades práticas e também tiveram a oportunidade de aprender sobre etapas importantes, como é o caso da comercialização.

Mâncio Lima Cordeiro, superintendente do Sebrae no Acre, falou sobre a parceria na realização do evento: “É uma oportunidade enorme para que a gente melhore o trabalho onde o negócio dessas comunidades seja o mel”, diz.

Na fala de encerramento, Lourival Marques, gestor da Seaprof, destacou o quanto os produtores saíram empolgados. “Atingimos o objetivo que era fazer uma troca de experiência com produtores de todas as regiões. O que queremos é que eles avancem nessa cadeia produtiva, que pode ser muito importante para produção familiar no estado.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter