Seminário Estadual para Conselheiros Tutelares é realizado no Acre

Seminário discute ações que venham a garantir a promoção dos direitos da criança e do adolescente (Foto: Val Fernandes/Secom)
Seminário discute ações que venham garantir a promoção dos direitos da criança e do adolescente (Foto: Val Fernandes/Secom)

A vice-governadora Nazareth Araújo participou nesta terça-feira, 26, do 6º Seminário Estadual de Conselheiros Tutelares. O evento, que tem como tema “Conselho Tutelar: a Conquista dos Espaços e dos Direitos”, será realizado até a próxima quinta-feira, 28, no auditório da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), em Rio Branco.

Desafio do atendimento, no entendimento, nas conquistas dos espaços e dos direitos, interfaces da escola com os direitos da criança e do adolescente, tráfico de pessoas, Conselho Tutelar e a fiscalização nas entidades de atendimento à criança e ao adolescente são alguns dos temas que estão sendo discutidos.

O papel do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e crimes cibernéticos não foram esquecidos, devido a sua relevância na atuação dos conselheiros tutelares.

Nazareth Araújo destaca que nunca foi tão importante fortalecer os  conselhos tutelares. “São estes profissionais que estão em constante diálogo com a sociedade. São eles que cuidam para fazer valer os direitos da criança e do adolescente”, frisou.

O  coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude, procurador de Justiça Ubirajara Braga de Albuquerque, explica que é importante estimular a aproximação, cooperação, articulação e integração entre os órgãos de execução com atuação na infância e juventude.

Conselheiros tutelares de todo o estado e de Porto Velho participam de três dias de encontro (Foto: Val Fernandes/Secom)
Conselheiros tutelares de todo o estado e de Porto Velho (RO) participam de três dias de encontro (Foto: Val Fernandes/Secom)

“A conexão entre as instituições é primordial para buscarmos estratégias de atuação conjunta e a harmonização de procedimentos e posicionamentos relativos às questões consideradas prioritárias no sistema de defesa da crianças e adolescentes”, revelou Ubirajara Braga.

Representando o Instituto Vida, Marcos Nascimento, falou: “Precisamos cuidar dos conselheiros tutelares, que são os anjos das crianças e dos adolescentes. Este é um  momento de beber na fonte, de ouvir, de falar. Ao final teremos uma enriquecedora troca de conhecimentos”, relatou.

 

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest