A Divisão da Informação e Comunicação Social com Suporte (Dics) da Organização das Centrais de Atendimento (OCA) passou, durante as manhãs de quarta e quinta, 22 e 23, por uma capacitação ministrada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), por meio do Departamento de Comunicação (Decom), para gerir e trabalhar na alimentação e gestão da nova ferramenta do Guia de Serviços Públicos do Estado.
É no guia que o cidadão encontra todas as informações sobre serviços públicos, oferecidos a partir do contato da diretoria da OCA com os diversos órgãos. Com uma abordagem mais intuitiva e ferramentas de acessibilidade, a plataforma em breve estará no ar, também com novo leiaute.
A organização do guia é de responsabilidade da OCA, e nele estão as informações sobre os requisitos para a solicitação dos serviços públicos. O canal disponibiliza, aos usuários, informações sobre como proceder, detalhamento sobre os serviços, documentos a apresentar, esclarecimento sobre necessidade de cópias, valores referentes aos pagamentos de taxas e também os dias e horários de atendimento, entre outros dados.
“A política de atendimento no Estado é um decreto estadual e estabelece a excelência no atendimento ao cidadão, pela qual a OCA também é responsável. Todos os serviços que são oferecidos dentro das unidades da OCA em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Xapuri já foram mapeados, e essas informações estão incluídas no guia”, explica Francisca Brito, diretora técnica da OCA.
A equipe trabalha atualmente em um mapeamento de serviços oferecidos em cada órgão de governo, de modo que constem as informações de maneira detalhada para toda a população. Os servidores públicos também terão como encontrar, com facilidade, em um único local, informações sobre processos, protocolos, fluxos ou documentação específica para a demanda dos servidores do Estado.