Sistema Digital de Saúde é implantado na UPA da Cidade do Povo

Servidores da UPA da Cidade do Povo e equipe da Sect participaram de encontro (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Servidores da UPA da Cidade do Povo e equipe da Sect participaram de encontro (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Durante esta terça-feira, 28, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou um encontro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade do Povo que marca o início do processo de operação assistida para o pleno funcionamento do Sistema de Informação Digital de Saúde (Sidis).

O Sidis é um sistema no qual a essência é ter um prontuário único, ou seja, todas as informações dos pacientes vão estar em um único local. Outras unidades de saúde, como a Policlínica, da Polícia Militar, e a Fundação Hospitalar, já estão com essa ferramenta consolidada e em pleno funcionamento. A primeira unidade com a característica de urgência e emergência que está recebendo o Sidis é a UPA da Cidade do Povo.

Há cerca de um mês, a equipe da Sect está fazendo a estruturação, a capacitação e o treinamento dos servidores de todos os turnos de atendimento da UPA, inclusive no fim de semana. “A data de hoje é um marco, porque está todo mundo capacitado, a gente está com a estrutura montada, e a partir de amanhã, assim que o paciente entrar na UPA, todo trâmite que ele fizer vai estar sendo registrado no sistema”, diz André Gasparine, diretor de modernização administrativa da Sect.

A gerente do projeto pelo Sesacre, Rossana Macedo Rebello, lembrou a importância e os ganhos que a ferramenta vai trazer para o trabalho dos servidores. “A partir do momento que a gente for implantando e estendendo esse procedimento nas outras unidades, seja na atenção básica, seja na urgência, seja na atenção especializada, a gente vai ter esse ganho, com a informação estando toda naquele local”, diz.

A equipe da Sect vai estar dentro da UPA da Cidade do Povo por até quinze dias, fazendo o acompanhamento dos usuários do sistema até que eles estejam totalmente inteirados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter