Ciretran inicia segunda fase de educação para o trânsito em Cruzeiro

Durante o período de 14 a 25 deste mês, turismólogos estarão realizam na região do Vale do Juruá uma das maiores mobilizações de programas implantados e executados pela Secretaria Estadual de Turismo e Lazer do Acre (Foto: Victor Augusto/Setul)
A educação para o trânsito em Cruzeiro do Sul já atingiu cinco mil crianças (Foto: Arquivo Secom)

Lançada no dia 10 de abril no Teatro dos Nauas, com a presença da vice-governadora Nazaré Araújo e do diretor do Detran, Gemil de Abreu Júnior, a programação da educação para o trânsito em Cruzeiro do Sul já chegou a cinco mil crianças do ensino fundamental em sua primeira fase, em que são utilizados como recursos pedagógicos teatro e palestras. Hoje foi iniciada a segunda fase na Escola Estadual de Ensino Fundamental Hugo Abreu, com utilização da cartilha preparada pela equipe da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Como explica o gerente da Ciretran, Valdeci Dantas, a equipe de educação do órgão decidiu no ano passado dar um passo a mais elaborando um material que pudesse ser utilizado em sala de aula, como uma aula normal. O resultado foi uma cartilha, com duas partes, uma mais voltada aos estudantes do 1º ao 3º ano e outra para os alunos do 4º e do 5º ano.

“A Escola Hugo Carneiro foi um protótipo para avaliarmos como vamos utilizar esse material no tempo normal de aula”, conta Dantas. A cessão de um período normal de uma aula também foi acordada com os diretores das escolas: “A maneira como a gente transmite as informações pode ser o diferencial entre a vida e morte”, explica.

Segundo o gerente, na avaliação foi surpreendente o conhecimento dos alunos da Escola Hugo de Abreu. Para ele, não resta dúvida de que já existe um ambiente mais propício para que se possa trabalhar o surgimento de uma nova consciência no trânsito.

Dantas conta que já houve quatro acidentes com vítimas fatais na região de Cruzeiro do Sul neste ano, o que é preocupante. “Só tem um jeito de evitar; é fazer com que o condutor e o pedestre sejam mais conscientes”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter