Sessão de reabertura dos trabalhos da Aleac destaca avanços do governo

A sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos do estado aconteceu nesta terça, 4. A condução da solenidade foi do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Nicolau Júnior (Progressista). O chefe do Gabinete Civil, Ribamar Trindade, representou o governador Gladson Cameli, que está cumprindo agendas em Brasília.

Sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos do estado aconteceu nesta terça, 4 Foto: Fábio Ramos

No seu pronunciamento de abertura, Nicolau Júnior, exaltou a importância da independência dos poderes para o fortalecimento da democracia no estado.

Ribamar Trindade justificou a ausência do governador por estar em reunião com o ministro da Justiça, Sérgio Moro,  justamente tratando do reforço das fronteiras internacionais do Acre. Em seguida, procedeu a leitura da mensagem governamental descrevendo as conquistas da gestão em 2019 e a projeção de novas ações para 2020.

Em resumo, a mensagem lembra da situação financeira em que foi encontrado o estado e destaca que o momento não é de olhar para o retrovisor. Salienta as reformas administrativas que foram realizadas pela atual gestão para viabilizar os projetos sociais em benefício da população, o que garantiu os investimentos para aquecer a economia e a execução de parte dos planos governamentais.

Chefe do Gabinete Civil, Ribamar Trindade, representou o governador Gladson Cameli, que está com agendas em Brasília Foto: Fábio Ramos

O discurso destacou ainda investimentos já realizados pelo governo e outros novos que otimizarão as áreas da segurança, da saúde, da educação e da produção do estado.

Programas como o Plano Acre pela Vida, para reprimir e prevenir crimes em regiões socialmente vulneráveis, deverão ser implementados na sua totalidade. Na saúde será instalado um novo sistema de gestão das unidades hospitalares. Além da entrega de novas unidades hospitalares como o Into e novas edições do programa Saúde Itinerante.

No agronegócio deverá ser ampliado o crédito para o produtor. Agilidade no acesso às licenças e demais protocolos de regularização de empreendimentos, Zoneamento Ecológico-Econômico, visando utilizar novas áreas para fins de produção.

Manifestações das lideranças partidárias

Após a leitura da mensagem governamental, os deputados estaduais, líderes dos blocos partidários, tiveram a palavra para tecer os seus comentários.

Deputado Cadmiel Bonfim (PSDB) ressaltou os investimentos necessários na segurança

“Em 2020, no nosso estado, a pauta principal será a segurança. Existem boas perspectivas com investimentos que já foram feitos pelo governo. E os novos recursos que virão, de R$ 20 milhões de emendas da bancada federal acreana e mais R$ 7 milhões do fundo de segurança. Isso vai ajudar a dar uma resposta urgente à nossa sociedade. Em 2019, tivemos avanços. Na região Norte o Acre foi o único estado que conseguiu reduzir os índices de criminalidade. Espero ainda que sejam contratados mais policiais civis e militares e que o Into seja inaugurado para desafogar as cirurgias na área de saúde pública”, disse ele.

Líder do PT, deputado Daniel Zen, ressaltou que o Poder Legislativo deve ser harmônico

“Espero que o governo consiga colocar em prática os seus planos. Precisamos de união contra retrocessos que possam afetar a democracia. A nossa luta é contra o ódio e a hipocrisia. Como oposição, devemos contraditar, mas sempre com decência e de maneira propositiva”, afirmou ele.

Já o líder do governo, Gehlen Diniz (Progressista), previu que 2020 será um ano de grandes debates democráticos no parlamento.

“Na segurança, o governo está fazendo o seu trabalho, mas os resultados não serão de um dia pro outro. Essa onda de violência assusta e vem nos acompanhando há tempos. Por isso, o governador está em Brasília pedindo ajuda ao ministro Sérgio Moro”, destacou.

Confira a mensagem governamental na íntegra: MENSAGEM GOVERNAMENTAL – ALEAC – 04-02-2020

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter