Estado promove ação para ouvir o Movimento de Mulheres Camponesas do Acre

O Movimento de Mulheres Camponesas do Acre recebeu um café da manhã, nesta terça-feira, 4, para ouvir as produtoras rurais do município de Bujari. A ação foi realizada pelo Governo do Estado por meio  da Secretaria de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM).

O objetivo do café com prosa foi de ouvir as produtoras rurais sobre as dificuldades e sugestões,  para que o Estado possa intervir com ações e recursos. “Hoje estamos aqui para ouvir as camponesas, entender a luta dessas mulheres, para que juntas possamos fomentar projetos que tragam desenvolvimento”, salientou a secretária da pasta, Claire Cameli.

O Movimento das Mulheres Camponesas percorre todo o país Foto: Marcos Vicentti/ Secom

“Sou presidente dos orgânicos do estado. Quando é para vender nossos produtos, nós saímos às 23h30 para pegar a caminhonete que dá nosso suporte, às 3h da manhã, e chegamos à nossa feira às 4h, todo sábado”, disse a produtora Jesuína Braga, que é pioneira da produção de orgânicos no Acre, há mais de 20 anos.

Jesuína é pioneira na produção de orgânicos no Acre Foto: Marcos Vicentti/Secom

A ação faz parte da parceria entre estado, município e Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/AC (Cedim). O movimento é voltado para o melhoramento da produção agrícola e empoderamento da mulher do campo, o conhecimento dos seus direitos e o auxílio na identificação da violência, além do resgate de tradições, como o cuidado com a água, terra.

“A mulher do campo é a primeira que se levanta e a última a se deitar. As ações do Cedim/AC e do movimento das mulheres camponesas envolvem capacitação, desde a produção até os direitos delas, pois muitas sofrem violência, principalmente a patrimonial”, destacou a presidente do Cedim/AC Geovana Castelo Branco.

Durante a reunião, as produtoras foram ouvidas para que futuras ações sejam desenvolvidas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter