As forças de Segurança Pública trabalham integradas, dia e noite, para manter a ordem e a boa convivência nos abrigos públicos em Rio Branco. Devido à maior enchente da história do Acre, mais de seis mil famílias abrigadas estão sob a responsabilidade do Estado e da Prefeitura.
Para reforçar esse atendimento, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) criou patrulhas de policiamento comunitário que atuam nos abrigos públicos. Cartilhas com dicas de segurança estão sendo distribuídas.
A patrulha comunitária tem a missão de identificar problemas, pessoas e conflitos interpessoais decorrentes da situação instável da convivência nos abrigos. O trabalho é coordenado pela delegada de polícia Lúcia Jaccoud e pelo capitão PM M. Jorge.
“Nos abrigos, nos casos de ocorrências de natureza policial, a gente orienta e organiza os encaminhamentos para as instituições competentes”, explicou a delegada.
O Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) orienta as pessoas que possuem lanchas e motos aquáticas a evitarem manobras na região da Gameleira, já que esta ação amplifica os danos dos imóveis das pessoas que tiveram suas propriedades alagadas.