Representantes de Banco Alemão monitoram projetos ambientais do Acre

Gestores apresentam planejamento e resultados de políticas ambientais (Foto: Miriane Teles/Secom)
Gestores apresentam planejamento e resultados de políticas ambientais (Foto: Miriane Teles/Secom)

Iniciou na manhã desta segunda-feira, 2, a visita de monitoramento do Programa Global REDD for Early Movers – REM pelos representantes do Banco Alemão KFW. A agenda se estende até dia 3 e reúne as instituições governamentais envolvidas no projeto para a apresentação do resultados e avanços no Acre.

O REM tem o objetivo de redução das emissões de carbono e desmatamento, meta compartilhada pela política ambiental desenvolvida pelo Estado. São participantes a Casa Civil, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Secretaria de Planejamento, Instituto de Meio Ambiente, Instituto de Terras do Acre, Fundação de Tecnologia do Estado do Acre e Procuradoria-Geral do Estado.

O representante da KFW, Karl-Heinz Stecher, enfatiza que a cooperação está em uma fase importante. “O projeto remete a 2012 e no ano seguinte foi implementado. Os recursos prospectam até 2016 para redução do desmatamento e esta é a fase de recolher demonstrativos de eficiência para o alcance das perspectivas”, diz.

Foram realizadas apresentações institucionais e, como destaque, a plataforma de investimentos do governo, em que o secretário Márcio Veríssimo enfatizou a equalização desenvolvida pelo governo e as respostas dos investimentos nas bases produtivas do Acre. Entre os resultados está a redução da extrema pobreza e desigualdade social, que são ganhos sociais resultantes do aprimoramento da gestão.

O secretário Edegard de Deus discursou sobre meio ambiente e desenvolvimento e junto à diretora-presidente Magaly Medeiros apresentou sobre os aspectos operacionais da execução do projeto. “O rearranjo institucional não provoca mudanças do ponto de vista operacional, pois são mantidas as esferas de governança”, explica a gestora do IMC.

O planejamento segue com extensa agenda de discussões e avaliação do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais. A intenção é que se conclua com os encaminhamentos e confirmação de cronograma detalhado para este ano.