Sesacre inicia campanha para incentivar hábitos saudáveis

Eloíza Araújo não ligava muito para sua alimentação. Acima do peso, sofria com crises de enxaqueca. Após ter uma crise séria e parar no pronto-socorro, a servidora, que trabalha na Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), tomou a decisão de se alimentar melhor e praticar atividades físicas.

A servidora Eloíza Araújo passou a ter hábitos saudáveis após sofrer com problemas de saúde (Foto: Álefe Souza)
A servidora Eloíza Araújo passou a ter hábitos saudáveis após sofrer com problemas de saúde (Foto: Álefe Souza)

“Atualmente, eu já eliminei alguns quilinhos extras e não falto à academia por nada. Infelizmente, tive que ter minha saúde prejudicada para poder me cuidar”, declarou Eloíza.

Para incentivar que mais pessoas como Eloíza pratiquem atividade física e se alimentem de maneira saudável, a Sesacre iniciou na manhã desta quinta-feira, 9, a campanha de combate ao sedentarismo, com dicas de alimentação saudável.

Na ocasião, os servidores que se destacaram por abandonar o sedentarismo e alimentação incorreta, passando a praticar atividades físicas e se alimentar corretamente, foram homenageados.

Para a secretária adjunta de atenção à saúde, Paula Mariano, é possível melhorar a qualidade de vida. “Mesmo as pessoas que têm uma rotina corrida podem fazer um esforço e praticar atividade física e manter hábitos de alimentação saudável. Esse é o objetivo da nossa campanha”, disse.

O objetivo é incentivar as pessoas à prática da atividade física e da alimentação saudável (Foto: Álefe Souza)
Objetivo é incentivar as pessoas à prática da atividade física e da alimentação saudável (Foto: Álefe Souza)

Saúde e atividade física

A campanha será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Universidade Federal do Acre (Ufac), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Social da Indústria (Sesi).

De acordo com Eliane Costa, gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Sesacre, a campanha, será realizada em 17 municípios do Acre. Serão diversas atividades de orientação e informação, com foco na promoção da saúde e no combate ao sedentarismo.

As primeiras atividades ocorrerão na tarde de quinta, com um aulão de alongamento e aeróbica para os servidores da Sesacre, a partir das 17 horas, e outro aulão na Concha Acústica, Parque da Maternidade, a partir das 18 horas, para o público em geral.

A campanha faz parte das comemorações aos dias da Atividade Física e Mundial da Saúde, 6 e 7 de abril.

Programação:

Dia 9/manhã: solenidade de abertura das atividades dos dias Mundial da Saúde e de Atividade Física (Sesacre, Ufac, Sesi)

Local: Mezanino da Sesacre, às 10h30

Dia 9/ tarde: Atividade física (alongamento e aeróbica) para os servidores da Sesacre   com a educadora física, Ana Maria.

Hora: a partir das 15h30

Dia 14: Atividade Cozinha Brasil – palestra e/ou minicurso para funcionário das cantinas da Ufac/Programa Cozinha Brasil – Sesi

Hora: das 8h às 18h

Dia 14: Palestra sobre Política Nacional de Combate e Controle do Câncer

Local: Anfiteatro da Universidade Federal do Acre- Ufac

Hora: 10h30

Dia 14: Encerramento – Aulão da Educação Física (alongamento, aeróbia, danças de ritmos variados)

Local: Quadra de Esporte da Coord. Educação Física (Ufac)

Hora: das 17h às 19h.