Servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva e unidades de saúde próximas participaram na tarde de terça-feira, 21, da Oficina de Liderança e Comunicação, promovida pelo Departamento de Humanização da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA). O encontro ocorreu no auditório da Secretaria De Estado de Segurança Pública (Sesp).
De acordo com a diretora de humanização da SGA, Elineide Meireles, as oficinas fazem parte do projeto de sensibilização ArteCura, que visa promover a melhoria dos serviços oferecidos nas unidades de saúde, por meio de atividades artísticas e interacionais.
“O projeto já está na sua sexta edição. Já passamos por várias unidades de saúde e, nesta edição, estamos na UPA da Sobral. A oficina é apenas uma das atividades desenvolvidas dentro do projeto”, explicou Elineide.
A oficina abordou temas como o trabalho em equipe, o papel do líder para um ambiente seguro, liderança proativa e o poder da comunicação como fator fundamental para melhorias dos processos de relacionamentos e estímulos às atitudes de empatia e assertividade. O encontro foi conduzido pela especialista em gestão e educação Maria da Conceição Moura.
“Estar inserido em um contexto de liderança faz com que a equipe tenha proatividade, esteja motivada, o que leva a uma melhoria da comunicação em equipe e com isso, tanto servidores quanto pacientes ganham”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da UPA Franco Silva, Jomara Martins.