Xapuri celebra 112 anos de luta, história e realizações

Xapuri é a cidade que ficou conhecida pelos acreanos como “A Princesinha do Acre”, e nesta quarta-feira, 22, celebra 112 anos de luta, história e realizações. Para comemorar a data, a prefeitura municipal promove durante o dia diversas atividades envolvendo a população. O prefeito Bira Vasconcelos entregou o convite de celebração ao governador Tião Viana, ontem, na Casa Civil.

Xapuri celebra nesta quarta, 22, 112 anos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Eu quero dar um abraço especial em Xapuri, um ícone na formação histórica da Amazônia numa experiência internacional que a humanidade viveu diante da revolução industrial, a qual tinha um componente único e fundamental chamado borracha, que gerou um processo migratório e de ocupação dos barrancos do Rio Acre, no final do século XIX”, conta Tião Viana que na manhã desta quinta, seguiu para a cidade para entregar as obras do quartel da Polícia Militar.

Tião Viana recebeu do prefeito Bira Vasconcelos, o convite para os festejos e já se encontra na cidade para a inauguração do quartel da PMAC (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador lembra, ainda, que Xapuri foi berço do movimento de coleta do látex e deu suporte à nova etapa do desenvolvimento econômico mundial. Além disso, encontra-se num momento significante para a expansão da economia e o desenvolvimento sustentável.

“Xapuri fez história e teve aqui os primeiros grandes imigrantes. Hoje se encontra num debate fundamental para a humanidade que é o compromisso de conservar a natureza e assegurar qualidade de vida para a população. Isso protagoniza uma nova economia para o Acre”, destaca o governador.

Programação de aniversário

Pela manhã houve a tradicional queima de fogos e a alvorada pelas ruas da cidade com a Banda da Polícia Militar. Haverá também uma apresentação feita por estudantes, gincana cultural e diversos torneios esportivos.

O grande prêmio Xapuri de ciclismo ocorre pela parte da tarde. As festividades encerram-se no início da noite com a partida no Estádio municipal Álvaro da silva Mota, entre as equipes dos Masters de Xapuri e Brasileia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter