Jornalistas e acadêmicos participam da abertura da Semana de Comunicação do Acre

Apuração da notícias, direitos autorais e novas formas de comunicar foram os temas debatidos durante o evento (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Troca de experiências e diálogos sobre o jornalismo marcou o primeiro dia de mesas-redondas da II Semana de Comunicação do Acre, realizadas na noite de terça-feira, 21, no Auditório do Ministério Público do Acre (MP/AC). Na oportunidade, participaram profissionais da área, acadêmicos e professores da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O primeiro debate abordou a apuração das notícias, com foco no atual cenário em que, com as redes sociais, informações falsas são propagadas com mais facilidade e o público tem a necessidade de uma comunicação mais rápida. A conversa contou com a presença do jornalista Altino Machado e do editor do G1 Acre, Yuri Marcel.

Jornalistas, acadêmicos e professores da Ufac participaram dos debates (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O segundo momento discutiu sobre os direitos autorais, tanto de textos, como de imagens. Para introduzir o debate, a jornalista da agência Notícias do Acre, Onides Queiroz, explorou o assunto a partir de uma história de Pablo Picasso. Já a também jornalista e advogada Dulcinéia Azevedo abordou o aspecto jurídico, apontando a diferença entre os direitos autorais e patrimoniais dos profissionais e dos órgão nos quais eles atuam.

A última mesa teve como convidados o cinegrafista da TV Gazeta, Sidney Torres, o jornalista do AC 24 Horas, Luciano Tavares, e a repórter da TV Aldeia, Celis Fabrícia, que falaram sobre as novas formas de comunicar. Como as ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas a favor do jornalista foi o destaque da conversa.

De acordo com o estudante Carlos Alexandre Lima, o evento proporcionou a aproximação dos acadêmicos com os profissionais da área, abrindo horizontes para os caminhos no quais eles trilharão nos próximos anos. “É uma dinâmica diferente sair da sala de aula e conversar com quem já trabalha diariamente na área. Isso mostra um lado do qual, muitas vezes, não conseguimos ter dimensão dentro da universidade”, afirma.

A secretária de Comunicação, Andréa Zílio, destacou que é preciso manter um ponte entre a classe e os acadêmicos: “Assim como outras categorias, precisamos fomentar o diálogo, a fim de discutir e trocar experiências”.

Programação

A programação segue nesta quarta-feira, 22, com a palestra “A Liberdade de Informação como Direito Fundamental”, ministrada pelo procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes. Já na quinta, 23, o editor do Jornal Extra, Fábio Gusmão, falará sobre a informação e desinformação na era das redes sociais. O evento se encerra nesta sexta-feira, 24, com o Prêmio do Ministério Público.

A Semana de Comunicação é promovida pelo Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac), governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), MP/AC e Ufac.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter