Servidores da Educação de Cruzeiro do Sul recebem certificado do Curso de Gestor Escolar

Assim como na capital, em Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do estado em termos de população, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Núcleo de Educação do município, realizou na última segunda-feira, 2, a certificação do Curso de Gestor Escolar, que habilita os servidores a concorrerem para o cargo de diretor nas escolas da rede estadual.

Para a professora Francisca Chagas, diretora da escola Padre Carlos Kunz, “a gente precisa estudar sempre esse curso, assim como todo o processo de escolha dos gestores é extremamente rico e com certeza empodera os novos gestores para fazer um bom trabalho”.

Foram certificados 84 professores e servidores não docentes no curso preparatório para gestor escolar Foto: Cedida

O curso aconteceu no período de maio a novembro e foi desenvolvido na modalidade de educação a distância, em conjunto com o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica do Estado (Ieptec). Na oportunidade, foram certificados 84 professores e servidores não docentes que, somando-se aos seis que já haviam concluído o curso na oferta anterior, formam um total de 90 profissionais habilitados a concorrer ao cargo e assumir a gestão da escola pelos próximos quatro anos na rede estadual de Cruzeiro do Sul, a partir de 2020.

Mesmo para quem já compõe a equipe gestora de uma escola, concorrer a essa é um desafio, como afirma Jaqueline Batista, professora da Escola Professor Flodoardo Cabral. “Toda eleição é um desafio porque envolve política e nesse caso o desafio é ainda maior porque se trata da educação, do fazer educação dentro da escola. Todos nós temos que vir pra somar e fortificar cada vez mais a educação no nosso município”, destaca.

A eleição para gestor escolar acontece no dia 10 de dezembro, em todo o estado Foto: Cedida

A eleição para gestores escolares acontecerá no dia 10 de dezembro em todo o estado, por meio de voto direto de alunos, pais e servidores das escolas. Para Pedro Moreira, presidente do Colegiado de Gestores do Ensino Público (Cogep), a eleição para gestor escolar “é um processo muito importante porque a comunidade se reúne pra escolher, num processo democrático, aquele que estará liderando uma unidade de ensino”.

Rute Bernardino, coordenadora geral do Núcleo da SEE em Cruzeiro do Sul, destaca que “o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, está aprimorando a gestão democrática. Que a comunidade possa escolher aqueles que estiverem mais bem preparados pra assumir os muitos desafios, principalmente porque sabemos que é necessário colocar em foco o nosso aluno, a qualidade de ensino”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter