Servidores aprovam capacitação para Sistema Estadual de Inovação

No último dia 18, foi finalizado o primeiro curso de capacitação para os integrantes do Sistema Estadual de Inovação. Os cursos que estão sendo ofertados foram viabilizados por meio de uma parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre (Sect) e a Fundação Escola do Servidor Público do Estado do Acre (Fespac).

Turma do curso de Propriedade Intelectual e Transferência de Patente ( Foto: Assessoria Fapac)
Turma do curso de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Foto: Assessoria Sect)

O primeiro curso, nos dias 17 e 18, tratou sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Segundo o professor-doutor José Porfiro da Silva, da Ufac, um dos participantes, o curso é muito importante para o estado. “Estamos num processo de construção do nosso sistema estadual de inovação, e as capacitações são necessárias para que as instituições possam melhor funcionar”, disse.

A iniciativa da Sect de capacitar os integrantes do Sistema Estadual de Inovação também foi lembrada pelos participantes do curso. Para Dixon Gomes Afonso, servidor da Funtac, “essa iniciativa é muito importante para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado. “É uma forma de a gente trazer uma realidade necessária para que o que é inovado aqui na nossa região possa realmente ter uma aplicação no ponto de vista comercial, além de resguardar também os direitos autorais dos pesquisadores.”

Servidores da Sect, Ifac, Funtac, Ufac, SEE, Fapac, Fieac, DMA, Sebrae e Embrapa tiveram a oportunidade de participar desse primeiro curso e aprovaram a capacitação. Para Clarissa Reschke da Cunha, pesquisadora da Embrapa, o curso foi muito bom e útil:  “A gente está começando a discutir essa questão da propriedade intelectual na Embrapa, e é importante para pesquisadores como eu”.

Vale ressaltar que novos cursos serão ministrados para completar essa capacitação, como o de Redação de Patentes, nos dias 20 e 21 deste mês.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter