Servidoras do Iapen são contempladas com ação de saúde alusiva ao Outubro Rosa

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em parceria com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizou durante a terça-feira, 20, e a quarta-feira, 21, uma ação de saúde alusiva ao Outubro Rosa destinada às servidoras que atuam na instituição. Orientações, vacinação e testes rápidos foram disponibilizados às profissionais do órgão.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica, Doenças Sexuais e Tuberculose de Rio Branco, a Superintendência do Ministério da Saúde e o Núcleo de Vacinação do Estado também colaboraram com os atendimentos.

Orientações, vacinação e testes rápidos foram disponibilizados às profissionais do órgão Foto: Elenilson

A coordenadora do Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp), Adriana Maia, explicou que essa é uma ação que visa à prevenção de doenças e que faz parte da campanha Outubro Rosa. “Fizemos a vacinação da tríplice viral, influenza e hepatite, que fazem parte do protocolo do Estado. Além disso, realizamos testes rápidos das DSTs, hepatites B e C, sífilis e aids”, afirmou.

Ela também explicou que, em caso de testes positivos, a equipe de profissionais da saúde orienta o paciente e realiza os devidos encaminhamentos para o tratamento.

Ação foi oferecida às servidoras das equipes técnica, administrativa e operacional Foto: Iapen

Para a servidora Josiane Barros, os atendimentos são importantes para os profissionais da instituição, principalmente pela conscientização dos cuidados com a saúde em geral. “O Outubro Rosa é bem lembrado no Iapen. Nós também tivemos a oportunidade de colocar em dia as vacinas e realizar testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis. Eu gostei e todos os anos participo”, disse.

De acordo com a apoiadora institucional do projeto Prisões Livre de Tuberculose, Belkis Hernandes, o objetivo dos profissionais é atender a comunidade carcerária, envolvendo não apenas as detentas, mas também as servidoras da área operacional, técnica e administrativa. “Na próxima semana, estaremos planejando a realização dessa ação em outras localidades. Vale ressaltar que já há municípios como Cruzeiro do Sul e Tarauacá desenvolvendo essas ações”, ressaltou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter