A caravana de conscientização sobre a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR), promovida pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e a Fundação Roberto Marinho, chega ao Acre nesta quarta-feira, 24, com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
O evento tem o intuito de sensibilizar sobre a relevância do CAR na vida dos produtores e o enfrentamento ao desmatamento, bem como divulgar o curso online, com orientações voltadas para técnicos, gestores públicos e proprietários rurais, e será promovido no auditório da Prefeitura de Rio Branco.
O curso “CAR do Florestabilidade” apresenta conceitos, práticas e ferramentas para aumentar a qualidade dos cadastros e é totalmente online e gratuito. Demais interessados e toda a sociedade podem participar. A entrada é gratuita.
De acordo com o diretor-geral do SFB, Raimundo Deusdará Filho, a caravana faz parte do esforço do órgão e das instituições parceiras para garantir o maior número possível de imóveis na base do CAR, que se encerra em 31 de dezembro. “O CAR, obrigatório, é o primeiro passo para a regularização ambiental dos imóveis”, frisou Deusdará.
O cadastro garante o acesso ao crédito, seguro agrícola e aos Programas de Regularização Ambiental (PRA), além de obter outras vantagens, como a facilitação do produtor rural para acessar mercados, que estão cada vez mais rigorosos em relação à comprovação da origem legal e sustentável dos produtos.
Segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente do Acre, João Paulo Mastrangelo, o estado alcançou resultados que se destacam no cenário nacional. “Temos mais de 47 mil propriedades inscritas, numa estimativa que tínhamos de 40 mil imóveis rurais – bem acima das expectativas”, destacou.