O governo do Acre, por meio da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), abre processo seletivo simplificado para contratação de estagiários por meio do programa Bolsa Estágio. Os interessados podem submeter inscrições gratuitamente até dia 2 de junho, por meio do site do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee).

As vagas serão oferecidas aos municípios de Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Rio Branco e Xapuri, nas áreas de Administração, Pedagogia, Artes Cênicas, Jornalismo, Economia, Gestão Pública, História, Sistema de Informação e Informática.

Podem participar do processo seletivo universitários devidamente matriculados nas instituições de ensino reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com frequência efetiva, idade mínima de 16 anos e disponibilidade de estagiar em regime de 20 ou 30 horas semanais.

Entre os documentos necessários, estão a declaração de matrícula original, cópia do histórico escolar do curso, do RG, CPF e do comprovante de residência. Toda a papelada deverá ser entregue junto ao protocolo de inscrição na sede do Ciee, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 3.640, Bosque.

Sobre o Bolsa Estágio

O programa Bolsa Estágio foi instituído no âmbito da administração pública estadual em junho de 2015. A iniciativa tem como objetivo contribuir efetivamente para a inserção do jovem no mercado de trabalho, além de possibilitar o acesso ao estágio a um maior número de estudantes, despertando neles o interesse pelas carreiras públicas.

De acordo com a titular da SGA, Sawana Carvalho, no processo seletivo realizado em agosto de 2016, foram recebidas mais de cinco mil inscrições, e o banco de reserva conta, atualmente, com mais de três mil estudantes aprovados, que estão em aguardo de oportunidades para estagiar em órgãos públicos.

“Por meio do Bolsa Estágio, já foram contratados mais de 200 estudantes que estão lotados em entidades governamentais. Porém, para determinados locais em que a demanda de estagiários são maiores, o banco de reserva já se esgotou, por isso, o governo do Estado viu essa necessidade de abrir mais um processo seletivo para a contratação nessas áreas”, afirma a secretária.

O Assessor Especial da Juventude, Weverton Matias, ressalta que a abertura do edital gera mais oportunidades aos jovens do Acre: “É por meio do estágio que o estudante consegue ter dimensão do que se pode esperar do mercado de trabalho. Por isso, reforçamos a importância desse projeto em nosso estado, valorizando os jovens e os apoiando em seu futuro”.

Confira o edital completo