Atendendo demanda de mulheres de Sena Madureira, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), promoveu em parceria com o Sebrae/AC, nos dias 25 e 26, a oficina com o tema “Sei Controlar meu Dinheiro”. A ação está dentro do projeto de Inclusão Social e Autonomia Produtiva das Mulheres, que tem como meta qualificar as mulheres inserindo-as no mercado de trabalho.
A oficina beneficiou 44 alunas do Curso de Flores Tropicais e Jardinagem. Segundo a aluna Francisca Silva Matias, o diferencial do curso está na percepção do que ela é capaz. “O curso serviu para melhorar minha autoestima e perceber que sou capaz de realizar qualquer coisa, desde que me capacite para isso. Muitos ainda vão ouvir falar no viveiro que pretendo implantar na minha colônia, no Ramal do 25, em Sena Madureira”, enfatizou.
Para Lázara Marcelino de Souza, coordenadora de Inclusão Socioprodutiva da SEPMulheres, a inclusão produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção das mulheres no mercado de trabalho, seja por meio do emprego formal ou de ações próprias de empreendedorismo.
“A oferta de qualificação socioprofissional visa preparar para o mercado de trabalho potencializando a autonomia econômica dessas mulheres e contribuindo para a efetivação das políticas de gênero do governo do Estado”, frisou Lázara.
O curso foi realizado em parceria com o Instituto Dom Moacyr/Escola da Floresta, Prefeitura de Sena Madureira, Núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).