Programa SOS Emergência fortalece gestão de qualidade do Huerb

No Acre, o objetivo é tornar cada vez melhor o atendimento oferecido no Huerb (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
No Acre, o objetivo é tornar cada vez melhor o atendimento oferecido no Huerb (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil nesta segunda-feira, 29, com representantes do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e do Ministério da Saúde (MS), para tratar dos avanços obtidos na unidade hospitalar por meio do programa SOS Emergência, promovido em parceira com o governo federal. Uma gestão de qualidade em clínica médica e assistência hospitalar marcam um novo momento no atendimento médico do Huerb.

Desenvolvido para atender 33 hospitais no Brasil, o programa vem para dar auxílio à gestão dessas unidades por meio do Ministério da Saúde, junto ao governo do Estado. No Acre, o objetivo é tornar cada vez melhor o atendimento do Pronto Socorro referência.

O médico e apoiador matricial do Ministério da Saúde do programa SOS Emergência, Douglas Fini Silva, contou que no Estado o programa já está em andamento há quase dois anos e tem garantido bons resultados para a gestão da saúde pública.

“Hoje discutimos com o governador os resultados do programa e os próximos passos, como o fortalecimento da regulação, que já está segmentado como o núcleo de assistência, e ainda a regulação da rede de urgência inclusa no planejamento”, acrescentou o médico.

Gestão fortalecida

O foco do hospital de excelência é atuar nessa parte da gestão e na assistência aos processos. Ele vem fortalecer tanto a gestão quanto a qualificação da assistência, seja médica ou de enfermagem.

Tião Viana destacou que o governo investe nessa atenção, que resulta em um grande ganho para o Estado. “Como gestão, a gente tem contemplado e vivido as mudanças extraordinárias do hospital, desde o atendimento aos pacientes à atenção com o corpo clínico”, contou o governador.

O diretor do Huerb, Rodson Souza, afirmou que, com o SOS Emergência, o Huerb ampliou a qualidade no atendimento. “Mensalmente a equipe técnica [do MS] está aqui, e cada vez há um novo diálogo com orientações e instruções a serem seguidas para que o hospital melhore cada vez mais”, disse o gestor.

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