SEPMulheres participa de mutirão de atendimento a trabalhadoras rurais

Trabalhadoras da Reserva Extrativista Kazumbá são beneficiadas por ação conjunta (Foto: Cedida)
Trabalhadoras da Reserva Extrativista Kazumbá são beneficiadas por ação conjunta (Foto: Cedida)

Instituições como a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPMulheres) ofereceram atendimentos qualificados com orientações sobre os Direitos, Lei Maria da Penha, feminicídio e saúde para as mulheres trabalhadoras da região, por meio do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que foi realizado entre os dias 21 e 22 de março, na reserva Extrativista Kazumbá Iracema de Sena Madureira.

A iniciativa permitiu que diversos órgãos governamentais e não-governamentais como o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO), Ministério do Trabalho, Setor de Identificação da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Saúde de Sena Madureira trabalhassem em parceria.

A gestora da SEPMulheres, Concita Maia, ressaltou a emoção de viajar um dia e meio de barco até a reserva para a oferta dos trabalhos.  Segundo ela, a iniciativa vem sendo potencializada quando são oferecidos serviços que garantam a cidadania e a identificação das demandas no processo organizacional das mulheres da região.

“Uma das demandas apresentadas foi o desejo de criação de uma Associação das Mulheres da Reserva Extrativista Kazumbá. O que nos deixou muito felizes, por que foi de encontro com uma das metas do governo do Estado, que é criar e formalizar grupos de mulheres que estão criados e na informalidade”, esclarece Concita Maia.

A equipe da SEPMulheres garantiu às trabalhadoras que, até o final de maio, a associação estará criada e recebendo atendimento como a oferta de cursos de educação profissional. “Ações como estas, que chegam aos locais mais distantes do Acre, garantem cidadania e autonomia econômica e social do público feminino”, finaliza a gestora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter