Sema e Imac realizam missão de vistoria e sensibilização ambiental no Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), iniciou, nesta terça-feira, 5, uma missão de vistorias aliadas à sensibilização ambiental de moradores do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório (Ceferg), entre os municípios de Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

O objetivo da ação é conscientizar comunidades locais sobre a importância da preservação das florestas e da prevenção ao desmatamento e queimadas, promover a participação ativa dos moradores na proteção do meio ambiente e fomentar a colaboração entre as diferentes partes interessadas, incluindo as próprias comunidades. A missão segue até segunda-feira, 11.

Missão de vistorias aliadas à sensibilização ambiental de moradores do Ceferg fecha o ciclo 2023 de atividades realizadas pela Sema. Foto: Divulgação Sema

O Ceferg foi criado em 2008 pelo decreto estadual nº 3.433/08, abrangendo três unidades de conservação de uso sustentável: Floresta Estadual do Rio Gregório, Floresta Estadual do Mogno e Floresta Estadual do Rio Liberdade.

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, ressaltou a importância da ação para disponibilizar apoio e suporte às comunidades e atuar na conscientização dos moradores. “A sensibilização comunitária é uma estratégia importante para envolver as comunidades locais na proteção do meio ambiente, especialmente em áreas vulneráveis ao desmatamento e queimadas”, afirmou.

O período crítico de seca na Amazônia, as consequências da seca no Acre e a redução do desmatamento são os temas que serão abordados nas palestras realizadas no Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório, na sede de algumas associações e na Escola Municipal Maria Odília da Silva Melo, localizada no Ramal Manoel do Rádio, no município de Tarauacá.

Durante a ação, um momento será dedicado ao esclarecimento sobre a emissão da Declaração de Aproveitamento de Madeira na propriedade, assim como uma explicação detalhada sobre o fluxo para o licenciamento de serraria portátil e o processo de inscrição do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A missão fecha o ciclo 2023 de atividades realizadas pela Sema. Outras ações estão programadas para serem realizadas no ano que vem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter