Sema aproveita Expoacre para tirar dúvidas sobre o CAR

Servidora esclarece dúvidas sobre o CAR durante Expoacre (foto: Angela Peres/Secom)
Servidora esclarece dúvidas sobre o CAR durante Expoacre (foto: Angela Peres/Secom)

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) aproveita o grande número de pessoas, principalmente produtores rurais, que prestigiam a Expoacre para prestar esclarecimentos sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O cadastro consiste no registro público eletrônico das informações ambientais do imóvel rural. A Lei nº 12.651, de 2012, do Novo Código Florestal, estabelece que todas as propriedades rurais sejam cadastradas no CAR.

Durante todos os dias da Expoacre, das 14 às 22 horas, no espaço da Fazendinha, um servidor presta informações sobre a documentação necessária para fazer o registro, como o memorial descritivo, georreferenciamento da área e documentos pessoais do proprietário e da terra a ser cadastrada.

Ana Carla Costa, servidora da Sema, esclarece que a procura tem sido grande e que depois do cadastro, em dez dias o proprietário recebe a documentação. “Tanto aqui na Expoacre quanto na secretaria, estamos sempre prontos para sanar qualquer dúvida”, esclarece.

A falta do CAR pode trazer problemas ao proprietário da terra. Atualmente, o Cadastro Ambiental Rural é um dos documentos exigidos pelos bancos para a obtenção de crédito agrícola.

“O Acre é pioneiro na realização do CAR. Já estamos chegando a 29 mil imóveis rurais cadastrados. O arranjo montado pelo governo garante ao produtor a oportunidade de estar legalizado ambientalmente, por isso é tão importante que todos façam”, explica Edegard de Deus, secretário de Meio Ambiente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter