Segurança inicia curso de Polícia Comunitária para lideranças da capital

Curso é realizado na sede da União das Associações de Moradores de Rio Branco (Foto: Marcelo Torres/Sesp)
Curso é realizado na sede da União das Associações de Moradores de Rio Branco (Foto: Marcelo Torres/Sesp)

Os Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg’s) deram um passo importante nas ações que visam resolver a problemática na área de cada regional de polícia de Rio Branco. Com base nesses argumentos, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do setor de Integração Social, iniciou nesta semana o curso de promotor de Polícia Comunitária.

“Estamos levando para a comunidade conceitos necessários para instalar os Conseg’s. Durante o curso, serão abordadas noções básicas de polícia comunitária, mobilização social e de como funcionará esse conselho, pois esse formato se torna um braço da comunidade dentro da segurança”, destacou o secretário adjunto de Integração Social da Sesp, Vanderlei Thomas.

Com carga horária de 15 horas, a atividade aborda temas de conceito e composição do conselho, mediação e conciliação, uso indevido de drogas e relações interpessoais. A visão atual da gestão de Segurança Pública é aproximar e envolver a população com as polícias e demais instituições do sistema.

De acordo com o coordenador de Polícia Comunitária da Sesp, capitão Manoel Jorge, esse método de trabalho facilita na identificação de pequenos delitos, ou seja, a comunidade auxilia as polícias no que tange os problemas mais comuns enfrentados por cada regional, seja no uso de drogas, perturbação da tranquilidade ou outros delitos.

Para uma das representantes da comunidade do bairro Geraldo Fleming, em Rio Branco, Fátima Dias, esse modelo que está sendo proposto é de fundamental importância. “Aqui, eles podem ouvir nossas reivindicações e, de fato, saber o que ocorre em nosso bairro. Poder falar diretamente com um comandante de polícia ou delegado, de forma informal, nos traz mais tranquilidade para expor tudo o que ocorre em nosso bairro”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter