Segurança conclui implantação de conselhos comunitários em Rio Branco

Todos abraçaram a ideia de o Conselho Comunitário de Segurança é o braço da comunidade na Segurança Pública (Foto: Marcelo Torres)
Conselho Comunitário de Segurança é o braço da comunidade na Segurança Pública (Foto: Marcelo Torres)

A Secretaria de Estado de Segurança Pública concluiu na noite de terça-feira, 7, a implantação dos conselhos comunitários nas cinco regionais de Rio Branco. Em reunião da cúpula da segurança com os representantes das comunidades da 1ª Regional, fecha-se o ciclo de formação dos conselhos regionais.

Os conselhos comunitários em Segurança Pública (Consegs) são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, cada conselho é uma entidade de apoio à polícia nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.

“Estamos enxergando aqui uma construção de segurança pública de médio e longo prazos com um olhar mais preventivo envolvendo a comunidade, ou seja, a comunidade expõe à segurança pública de que forma podemos atuar em algumas situações específicas”, explicou Farias.

Para a líder comunitária da Cadeia Velha, Graciete Paiva, a criação de um conselho comunitário é algo diferente. “Acho que irá ajudar muito na questão de amenizar a violência e auxiliar as famílias que possuem um dependente químico em casa. É louvável a atitude do secretário em procurar a comunidade e ouvir os nossos anseios”, ressaltou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter