Conferência Municipal de Saúde é realizada em Rio Branco

 

Conferência Municipal de Saúde é realizada em Rio Branco (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)
Conferência Municipal de Saúde é realizada em Rio Branco (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Rio Branco teve início na noite desta terça-feira, 7, no auditório da Faculdade Meta (Fameta). Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, o evento contou com a presença de representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde, Ministério Público Estadual (MPE), conselheiros municipais e estaduais de saúde, vereadores e da sociedade civil organizada.

A conferência se estende até a sexta-feira, 10, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac).

“Diálogo importante para estabelecer diretrizes positivas à saúde”, diz secretário de Estado de Saúde em exercício, Kleyber Guimarães (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)
“O diálogo é importante para estabelecer diretrizes positivas à saúde”, diz secretário de Estado de Saúde em exercício, Kleyber Guimarães (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

Serão discutidos temas como direito à saúde e garantia de acesso e atenção de qualidade; financiamento do SUS e relação público-privado; modelos de atenção à saúde; participação social; reformas democráticas e populares no Estado; valorização do trabalho e da educação em saúde; informação, educação e política de comunicação; e ciência, tecnologia e inovação no SUS.

Para o secretário de Estado de Saúde em exercício, Kleyber Guimarães, esse é o momento de dialogar, avaliar e traçar perspectivas para a gestão do SUS, com relação às políticas e diretrizes a serem trabalhadas.

“Esse diálogo que temos durante os dias de conferência é importante para estabelecer diretrizes positivas a serem executadas. Temos um trabalho árduo. E todos nós fazemos parte desse processo de mudança que queremos para a saúde do Estado”, disse Guimarães.

As conferências municipais e estaduais de saúde são etapas preparatórias para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para dezembro deste ano.

Confira o calendário das próximas conferências municipais de saúde:

Brasileia – 7 e 8 de julho;

Epitaciolândia – 8 e 9 de julho;

Xapuri – 9 e 10 de julho;

Porto Walter – 13 e 14 de julho e

Marechal Thaumaturgo – 13 e 14 de julho.