Desde a última quarta-feira, 1, a Universidade Federal do Acre (Ufac) sedia o 1º Congresso de Pesquisa do Estado do Acre e também o 24º Seminário de Iniciação Científica. A Secretaria de Estado de Segurança Pública participa do evento com apresentação de trabalhos com os temas de violência no ambiente escolar, ascensão profissional da mulher na Polícia Militar e impacto de acidentes de trânsito na gestão de saúde pública.
De acordo com a assessora técnica de projetos da Secretaria de Segurança, Rosimeyre Fonseca, que trata o tema violência no ambiente escolar, o trabalho é uma avaliação do policiamento escolar, que é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação.
“Esse trabalho visa aferir ações de prevenção na área de segurança pública no que se refere às atividades envolvidas pelo policiamento escolar, pois avaliamos até que ponto o policiamento está contribuindo para a redução da violência. Tivemos um resultado satisfatório que evidencia o quanto o trabalho está contribuindo para a sociedade”, destacou Rosimeyre Fonseca.
Outro trabalho apresentado é sobre a ascensão da soldado feminina na Polícia Militar, já que até 1985 na instituição só atuavam homens. “A inclusão das mulheres na corporação se deu de forma gradativa. Hoje o efetivo é de 188 policiais militares femininas, pois a maior parte é de soldados, que representa mais de 50% do efetivo feminino, seguido por 29% no posto de terceiro-sargento, 6% de capitão e 5% de subtenente”, mostrou a tenente Rosemeire Oliveira Nascimento.