Secretário acompanha início de serviço de diálise em Cruzeiro do Sul

O secretário participou da reinauguração da Casa de Apoios à Saúde Indígena (Casai) (Foto: Onofre Brito)
O secretário participou da reinauguração da Casa de Apoios à Saúde Indígena (Casai) (Foto: Onofre Brito)

O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, teve uma agenda cheia nesta sexta, 3, na região de Cruzeiro do Sul, demonstrando que, apesar da crise por que passa o país, cujos reflexos também o atingem o Acre, o setor de saúde propicia boas notícias, com o governo estadual se esforçando para melhorar o atendimento à população.

A maternidade ganhou uma ambulância com UTI Neonatal (Foto: Onofre Brito)
A maternidade ganhou uma ambulância com UTI Neonatal (Foto: Onofre Brito)

Acompanhado do coordenador regional da Saúde, Itamar de Sá, em Mâncio Lima Melo entregou uma ambulância para o Hospital Abel Pinheiro e participou da reinauguração da Casa de Apoios à Saúde Indígena (Casai). Em seguida dirigiu-se ao Hospital da Criança e da Mulher (maternidade) em Cruzeiro do Sul, onde entregou uma ambulância equipada com UTI neonatal e por fim visitou a Clínica de Doenças Renais do Vale do Juruá, que está iniciando o serviço de diálise, um sonho acalentado pelos cruzeirenses há muitos anos.

A clínica começou a atender 12 pacientes que estavam em tratamento na capital, alguns há vários anos. Melo conversou com alguns deles e pode perceber a satisfação geral pelo tratamento mais digno, especialmente por poderem voltar para casa e estarem próximos do carinho dos familiares.

“A clínica pode atender até 150 pacientes", diz a médica Alliny (Foto: Onofre Brito)
“A clínica pode atender até 150 pacientes”, diz a médica Alliny (Foto: Onofre Brito)

É o caso de Lauro Antônio Dias, de 75 anos, que há cinco anos fazia o procedimento em Rio Branco. Ele agradeceu o empenho de todos que trabalharam para o surgimento da clínica em Cruzeiro do Sul. “Não tenho palavras para agradecer. Era um sonho de nossa família e de tantas outras e hoje está realizado Aqui perto de nossa família tudo melhora, inclusive a autoestima”.

Segundo a médica Alliny Sales, a clínica tem capacidade para atender até 150 pacientes e nos próximos dias mais 12 estarão usufruindo dos serviços. “Temos pacientes daqui fazendo diálise em Manaus há 12 anos e agora vão poder retornar” – disse.

Avanços

Otimista, o secretário Melo citou vários avanços ocorridos neste ano, em que tanto se fala em crise. “Estamos fazendo alguns bons investimentos” – disse. E, citou a posse de 700 novos servidores neste primeiro semestre; 12 ambulâncias entregues; realização de mutirões de urologia, ortopedia; mutirões cirúrgicos de hérnia e de vesícula, além de 9 agendas do programa Saúde Itinerante.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter