Segurança será reforçada na noite do dia 31

Permissão de estacionamento no centro da cidade e tráfego pela ponte metálica são novidades deste ano

coletiva_detran_foto_gleilson_miranda_02.jpg

Segurança no trânsito: diretor do Detran, Cesário Braga, diz que o foco das fiscalizações será os maus condutores (Foto: Gleilson Miranda)

Em entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã desta terça-feira, 30, representantes da Companhia de Trânsito, Detran, Polícia Militar e RBTrans divulgaram o planejamento e ações previstas para a noite da virada do ano em Rio Branco. Nas ruas estarão mais de 200 policiais distribuídos nos locais de grande aglomeração de pessoas e fazendo o trabalho ostensivo nos bairros da capital. As novidades para a festa de reveillon deste ano são a liberação do trânsito na ponte metálica, fechada no ano anterior, e a permissão para estacionamento no centro da cidade em ruas como a Getúlio Vargas.

Agentes de trânsito e policiais irão orientar os motoristas sobre os locais onde será permitido estacionar. "A nossa intenção é não sobrecarregar o trânsito no Segundo Distrito e evitar que os moradores do primeiro distrito tenham que estacionar seus carros do outro lado da cidade", explica o coronel Romário Célio, comandante da Polícia Militar do Estado que ressalta preocupação especial com as áreas da Gameleira, Praça da Bandeira e entorno do estádio Arena da Floresta onde ocorrem festas de grande porte de empresas privadas. "Vamos dar cobertura apenas na parte externa desses locais, nos locais públicos", enfatiza.

Nas ruas estará pela primeira vez uma equipe de 15 oficiais para comandar de perto as operações. A delegacia da 2ª regional, no Segundo Distrito, foi disponibilizada para receber os casos de detenção como uma outra opção à Delegacia de Flagrantes. "Apesar de acontecerem em menor número neste período comparado ao carnaval, os problemas são mais complexos, levam mais tempo para serem resolvidos", diz o comandante da PM.

Para reforçar a segurança no trânsito foram entregues para uso a partir de hoje, dez etilômetros, aparelhos que medem o teor de álcool ingerido pelos motoristas. Conhecido como bafômetros, os equipamentos darão suporte em outros nove municípios do Estado: Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Acrelândia, Brasiléia e Xapuri.  Um deles ficará em Rio Branco que já conta com onze unidades, duas delas de propriedade da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo o diretor geral do Detran, Cesário Braga, o uso do bafômetro tem contribuído para minimizar o número de ocorrências no trânsito com e sem vítimas fatais. "Tivemos uma redução considerável no índice de acidentes nas últimas semanas, sem registro inclusive no feriado prolongado do Natal. Atribuímos a este fator o uso do bafômetro", diz ele lembrando que o órgão não tem interesse em apenas multar ou deter os motoristas e sim evitar acidentes e salvar vidas.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter