É tempo de melancia

Fruto que abastece mercados e supermercados de Rio Branco vem de municípios como Acrelândia

melancia_foto_gleilson.miranda_10.jpg

Fruta produzida no Estado abastece supermercados e mercados (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Para os agricultores da linha 3 do Projeto Órion em Acrelândia é tempo de colher melancia. Até a próxima semana, em apenas uma propriedade onde se planta a fruta em sete hectares, terão saído cerca de 11 mil unidades com destino aos mercados e supermercados de Rio Branco. A safra que vem do plantio de espécies como a crimsom sweet, um tipo de melancia antes cultivada no sul do país, se contrapõe à que ocorre nos meses de agosto a outubro e que abastece o mercado local com a produção dos ribeirinhos.

Do plantio à colheita são de 80 a 105 dias. Tempo curto que agrada aos agricultores como Luiz José, o Pelé. A melancia para ele é uma alternativa temporária entre outras culturas como o arroz, o milho, o feijão e a banana, o produto que predomina em toda a região do município de Acrelândia. Este ano, a chuva que caiu mais cedo prejudicou em parte a plantação da melancia. "Parte delas ficou amarela e não serve mais. No ano que vem tem que plantar mais cedo", avalia Pelé que tem contrato de entrega com uma rede de supermercados, além de vender direto no principal mercado de Rio Branco.

melancia_foto_gleilson.miranda_07.jpg melancia_foto_gleilson.miranda_03.jpg melancia_foto_gleilson.miranda_08.jpg

Na porta de casa o produto é negociado por um valor 50% menor do que é cobrado na capital. Nesta época do ano, quando a oferta da fruta é maior, o preço varia entre R$ 3 a R$ 7 dependendo do tamanho. Em alguns pontos comerciais é vendido por quilo, mas o que predomina é o preço por unidade.

Este ano a safra de melancias gerou, somente na propriedade da família de Luiz José, doze empregos temporários. Melhor para o agricultor Claudilei Ataíde, 18 anos, que trabalha com o pai na mesma linha 3. "Quando lá a gente para de colher, procuro trabalho nas redondezas para ganhar um dinheiro a mais. Aqui não dá pra ficar parado. Com meu pai trabalho porque as terras são nossas e nessas colheitas temporárias aproveito pra economizar", conta o rapaz. O trabalho inclui a colheita, transporte do local da plantação para a margem do ramal e lavagem das melancias.

Depois de lavadas, as frutas são depositadas em um caminhão da Cageacre que passa nas propriedades da região recolhendo o produto para ser distribuído nos mercados e supermercados de Rio Branco.

 

melancia_foto_gleilson.miranda_12.jpg

Na próxima semana, em apenas uma propriedade onde se planta a fruta em sete hectares, terão saído cerca de 11 mil unidades (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

Melancia – A melancia é planta rasteira espontânea, mas se plantada tem produção anual. A polpa concentra em torno de 90% de água contendo açúcar, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas do complexo B e ainda as vitaminas A e C. Tem polpa avermelhada e gosto levemente doce possuindo baixa caloria e índice reduzido de gordura e proteína.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter