SEE promove a diversidade religiosa em oficina para professores

Encontro promove a diversidade religiosa na rede pública de ensino (Foto: Astorige Carneiro)
Encontro promove a diversidade religiosa na rede pública de ensino (Foto: Astorige Carneiro)

Com apoio do Instituto Ecumênico do Acre, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) realiza nesta terça-feira, 5, oficina para promover a diversidade religiosa na rede pública de ensino.

Reunindo educadores das disciplinas de artes, história e ensino religioso, o encontro é fruto da parceria entre as duas instituições, prezando pelos tópicos curriculares ligados ao ensino religioso (espiritualidade tradição, ser humano e ética), além de promover a cartilha intitulada “Muitos são os caminhos de Deus”.

A oficina é fruto da parceria entre SEE e o Instituto Ecumênico do Acre (Foto: Astorige Carneiro)
A oficina é fruto da parceria entre a SEE e o Instituto Ecumênico do Acre (Foto: Astorige Carneiro)

Para o secretário-geral do instituto, Manoel Pacífico da Costa, o trabalho realizado há uma década no Estado vem para fortalecer a união entre os acreanos. “A fé deve ser respeitada e aplicada de forma positiva na sociedade. O diálogo é a melhor ferramenta para ambientes escolares dispostos a dialogar com as diferenças”, explicou.

Rivelino Guedes, coordenador pedagógico da Escola Estadual Clínio Brandão, acredita que, pouco a pouco, as barreiras estão sendo quebradas. “Aplicando este trabalho em sala de aula, ajudamos a criar um ambiente mais harmonioso dentro e fora das escolas”, declarou.

Ádila Batista, professora de história na Escola Estadual Serafim Salgado, também avalia como positiva a ação conjunta. De acordo com a educadora, é possível aproveitar o encontro de hoje dentro das aulas envolvendo a história e as religiões afro-brasileiras, o que incentiva a interdisciplinaridade entre história e ensino religioso.