Movimento Maio Amarelo é lançado no Acre

Campanha estimula a promoção de atividades voltadas à conscientização (Foto: Val Fernandes)
Campanha estimula a promoção de atividades voltadas à conscientização (Foto: Val Fernandes)

O movimento Maio Amarelo foi lançado na manhã desta terça-feira, 5, no Teatro Plácido de Castro (Teatrão). A campanha tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para os índices de violência no trânsito, um dos principais motivos de mortes e feridos no mundo. Além disso, visa realizar ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil organizada, discutindo alternativas que garantam a segurança viária de pedestres e de motoristas.

O evento, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), dá início a uma extensa programação de atividades educativas, esportivas e de fiscalização simbólica, que enaltecem a segurança no trânsito e a proteção da vida. “Precisamos educar a população para que todos tenham consciência no bem maior que é a vida. Famílias que perderam pessoas no trânsito têm o pensamento diferenciado no que diz respeito à fiscalização, por exemplo”, comentou o diretor-geral do Detran, Gemil de Abreu Júnior.

A campanha estimula a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A vice-governadora Nazaré Araújo reforçou a grande importância do lançamento dessa campanha, principalmente com a presença da juventude. “O trânsito é feito por cada um de nós, seja pedestre, motorista ou ciclista. Queremos chamar a atenção por aquilo que mais importa, a vida. Sinal amarelo é de atenção – vamos ter atenção com a vida, vamos dirigir de uma maneira responsável”, completou a vice-governadora.

Nazaré Araújo reforçou a grande importância do lançamento dessa campanha, principalmente com a presença da juventude (Foto: Val Fernandes)
Nazaré Araújo reforçou a grande importância do lançamento dessa campanha, principalmente com a presença da juventude (Foto: Val Fernandes)

Segundo Marcus Alexandre, prefeito de Rio Branco, o aumento da frota de veículos estimula mais ainda as campanhas de conscientização. “A frota triplicou nos últimos dez anos, passando de 56 mil veículos para 126 mil hoje, e é nossa responsabilidade o cuidado com o trânsito, principalmente a preservação de vidas, que não podem ser perdidas pela imprudência de alguns”, explicou o prefeito.

Participaram do evento estudantes do ensino médio e fundamental da escola Lourenço Filho, o secretário de Segurança Pública Emylson Farias, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Júlio César, comandante do corpo de Bombeiros coronel Gundim, subprocurador-geral do Ministério Público, Carlos Maia, e demais autoridades estaduais e municipais. Para encerrar o evento, a equipe de educadores de trânsito do Detran apresentou uma peça teatral falando sobre posturas no trânsito.

_MG_8165
Estudantes participam ativamente da abertura das atividades (Foto: Val Fernandes)

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter