SEE promove 3ª etapa do Circuito Chico Mendes

Foi realizado no domingo, 1, mais uma fase do Circuito de Corrida Chico Mendes – a Corrida do Fogo (Foto: Dionízio Bertolino)
Foi realizado no domingo, 1, mais uma fase do Circuito de Corrida Chico Mendes – a Corrida do Fogo (Foto: Dionízio Bertolino)
Foi realizado no domingo, 1, mais uma fase do Circuito de Corrida Chico Mendes – a Corrida do Fogo (Foto: Dionízio Bertolino)

Foi realizada no domingo, 1, mais uma fase do Circuito de Corrida Chico Mendes – a Corrida do Fogo (Foto: Dionízio Bertolino)

Foi realizada no domingo, 1, mais uma fase do Circuito de Corrida Chico Mendes – a Corrida do Fogo. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), em parceria com a Federação Acreana de Atletismo (Faat). O projeto visa popularizar o atletismo e promover a prática entre os simpatizantes.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Pires, a Corrida do Fogo é uma das atividades da semana de prevenção e combate ao incêndio. Além da corrida, foram realizadas outras ações, como um simulado envolvendo vários órgãos públicos e a prova “Bombeiro Durão”, que mede a capacidade técnica, física e mental do bombeiro.

Mauro de Deus, secretário adjunto de Esportes, afirma que o governo do Estado, através da SEE, trabalha em várias ações do esporte, que contemplam os mais diferentes segmentos. Segundo o secretário, o circuito abrange tanto atletas profissionais (percurso de 10 quilômetros), quanto a comunidade em geral (percurso de 3,5 quilômetros), oportunizando esporte para todos.

O coordenador geral do evento, major Eudemir Bezerra, diz que a corrida é um momento fundamental para a interação da comunidade. “O circuito é uma atividade popular que proporciona aproximação entre a corporação e a sociedade em geral”, declara.

Para Evandro Saraiva, ganhador das duas últimas etapas do circuito, o projeto é uma iniciativa importante para os atletas. “É muito bom, pois proporciona saúde e motivação, devido à competitividade. Os adversários estão cada vez mais fortes e o projeto dá espaço para o surgimento de novos atletas”, afirma.

O projeto

Desde a sua primeira edição, em 2007, o Circuito Chico Mendes proporciona o aumento da prática de corrida de rua. A cada ano, cresce o número de participantes nas etapas, fazendo com que seja um dos maiores eventos de corrida de rua da Região Norte.

Em 2011, o governo do Estado, através da SEE, decidiu ampliar as ações do projeto, devido aos benefícios da prática ao cidadão. Assim, em 2012, o programa passou por algumas mudanças, como, por exemplo, o aumento gradativo da distância, começando no início do ano com 9 quilômetros e terminando em dezembro com 15.

De acordo com Mauro de Deus, o projeto busca alcançar todo o Estado em diversas classes sociais e esportivas. Este ano, a participação efetiva do interior do Estado aumentou, com três municípios já confirmados para as próximas edições do circuito.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter