Coordenadora da SEE palestra em Brasília no II Prêmio de Experiências Inclusivas

Responsável pela coordenação de Ensino Especial da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), a coordenadora Úrsula Maia representou o Acre no último domingo, 1, na realização do II Prêmio de Experiências Educacionais Inclusivas, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) para valorizar o desenvolvimento inclusivo das escolas públicas brasileiras.

Com temática nomeada de “A Escola Aprendendo com as Diferenças”, o principal objetivo da premiação é promover e difundir experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento (como situações dentro do espectro do autismo) ou altas habilidades/superdotação, realizadas por gestores, educadores, professores e estudantes.

Nesta segunda edição foram premiados relatos de experiências das escolas públicas de educação básica e de ações das secretarias de educação do país, além de textos narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Úrsula Maia discursou para os presentes sobre as ações do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola, programa de acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência nas instituições de ensino das pessoas com deficiências beneficiárias do BPC da Assistência Social.

“Atualmente, o Acre possui mais de quatro mil alunos dentro da Educação Especial, número que vem aumentando consideravelmente nos últimos oito anos. Entre as ações que possibilitam nosso sucesso, estão o atendimento domiciliar, que trabalha relações familiares entre escola e comunidade, e as 238 Salas de Recursos Multifuncionais, equipadas para trabalhar com as várias formas de deficiências dos alunos inseridos”, explicou a coordenadora.

Dando continuidade às ações do BPC na Escola, como identificação das principais barreiras para acesso e permanência dos alunos com necessidades especiais e a realização do acompanhamento sistemático das ações do programa, será realizado em Rio Branco, no próximo mês, seminário com a coordenadora-geral do MEC, Sandra Zanetti, a ser ministrado para professores e coordenadores pedagógicos do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter