Na rede pública estadual de ensino, é preciso que todos os setores funcionem adequadamente para garantir o máximo de aprendizado aos alunos acreanos. Entre os principais serviços da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), está a oferta da merenda escolar.
Para garantir este atendimento, que estimula o rendimento escolar, o crescimento e os hábitos alimentares saudáveis dos jovens, a Coordenação de Merenda Escolar da SEE realiza um árduo trabalho para garantir que os alimentos, baseados nos cardápios produzidos pelos nutricionistas da coordenação, cheguem em tempo hábil e com qualidade em mais de 600 escolas do Estado.
Em 2013, a merenda escolar atendeu cerca de 170 mil alunos acreanos de ensino fundamental, médio, indígena e da educação de jovens e adultos, incluindo escolas em comunidades ribeirinhas visitadas por equipes da SEE.
De acordo com Silvana Aires Assad, funcionária da coordenação, “mesmo com a dificuldade de acesso e outras eventuais barreiras, temos conseguido atender todos os municípios acreanos. Trata-se de um trabalho muito importante, que precisa ser administrado com precisão para evitar o desperdício dos recursos financeiros”.
Anualmente, os auxílios monetários vêm de duas fontes: recursos federais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e dos recursos estaduais. Para este ano, o total destas duas fontes somaram mais de R$ 10 milhões para a compra dos alimentos escolares.
Funcionando desde 2009, a parceria com a Agricultura Familiar faz com que 30% ou mais do valor total destinado para a compra da merenda seja voltado para este tipo de produção, contribuindo para o crescimento da sustentabilidade dos produtores rurais e suas famílias.
“Nos últimos três anos, vimos um crescimento surpreendente da Agricultura Familiar. Na medida do possível e com sensatez na distribuição dos recursos, incluindo o auxílio de transporte, procuramos realizar o melhor trabalho possível, contribuindo para o bem estar do estudante”, declarou Kleber Pinheiro, responsável pela Merenda Escolar da SEE.