SEE e UnB formam 225 pedagogos no Vale do Juruá na modalidade de ensino à distância

Compreensão das novas tecnologias representou grande desafio para a maioria dos formandos

formatura_see_onofre_brito_002.jpg
formatura_see_onofre_brito_006.jpg

Professores e familiares na solenidade marcada pela sensação de vitória (Foto: Onofre Brito/Secom)

Em solenidade realizada no templo da Igreja Assembleia de Deus, em Cruzeiro do Sul, 225 professores do Vale do Juruá, pertencentes à rede estadual de Ensino e dos quadros municipais, receberam o diploma de pedagogos. Eles fazem parte das primeiras turmas a se formarem na modalidade de ensino à distância oferecida gratuitamente através de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e a Universidade de Brasília (UnB).

Como informou a secretária de Educação Maria Corrêa, em todo o Estado estão se formando 861 professores em Pedagogia pela UnB. Ela recordou que o programa foi iniciado no ano 2000 – quando o governador Binho Marques era secretário de Educação – através de parceria com a UFAC. Há um segundo grupo com cerca de 800 professores que se formarão até o final do ano, ainda através da parceria com a UnB. "Até 2011, todos nossos professores da rede estadual e das redes municipais de Ensino terão nível superior e também habilitados a utilizar as novas tecnologias, de forma que o uso delas vai ajudá-los daqui para frente no aperfeiçoamento e na busca por novos conhecimentos", garantiu.

A coordenadora geral do curso e vice-diretora da Faculdade de Educação da UnB, Laura Maria Coutinho, representou o reitor da UnB, José Geraldo de Souza. Ela disse que o diploma outorgado aos professores acreanos é o mesmo outorgado aos alunos do curso presencial de Pedagogia da UnB. Para ela, o diferencial do curso no Acre foi a oportunidade de trabalhar online. Laura Maria elogiou o desempenho da Secretaria de Educação do Acre, decisivo para o bom resultado obtido e destacou o fato de que as mediadoras do curso também estavam se graduando como especialistas em formação de professores online.

 A oradora oficial das turmas, professora Célia Rocha, incentivou os colegas formandos a continuarem sua busca pelo conhecimento com os novos recursos tecnológicos colocados ao alcance de todos, no desenrolar do curso. "Esta graduação de hoje é muito importante porque como pedagogos somos capazes de refletir sobre o que acontece na sociedade. Hoje temos a mente bem mais ampla. Podemos refletir e mudar. Ajudar nossos alunos a compreender que  eles são responsáveis pela transformação social. Somos mediadores do conhecimento do aluno, e precisamos mostrar que ele é capaz e pode transformar o mundo", disse.

Quatro municípios

formatura_see_onofre_brito_001.jpg

Autoridades acreanas na festa de formatura (Foto: Onofre Brito/Secom)

Dez turmas se formaram no Vale do Juruá; quatro em Cruzeiro do Sul e duas em Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo. O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhães, também presente à solenidade, ressaltou a importância de o curso ter chegado até aos municípios mais isolados: "Esses mesmos professores que hoje estão se formando são os mesmos que para fazer o Ensino Médio tiveram que se separar de suas famílias. E agora estão se formando, utilizando uma tecnologia de ponta, através da internet, com cursos semipresenciais, em que eles não precisam se deslocar de seu ambiente de trabalho e nem se separar de seus familiares. Além disso, recebem o diploma de uma das universidades mais bem conceituadas do Brasil". Edvaldo também chamou a atenção à grandiosidade do programa em execução pela SEE que ao final terá formado mais de nove mil professores com curso superior noAcre.

Pais, parentes e amigos lotaram o templo da Assembleia de Deus, para prestigiar o dia da concretização de um sonho por parte de muitos professores que não vislumbravam a possibilidade de continuar seus estudos. Ainda compareceram à solenidade os prefeitos de Rodrigues Alves, Francisco Ernilson de Freitas; de Mâncio Lima, Cleidson Rocha; o vereador Francisco Vieira da Silva, representando a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul; o secretário de Educação de Cruzeiro do Sul, Ivo Galvão; e o coordenador da SEE em Cruzeiro do Sul, Amarizio Saraiva de Freitas. A cerimônia foi muito bonita com destaques para o Hino Nacional Brasileiro, cantado com força e emoção pelos presentes, a entrada dos formandos e ao final a entrega do cobiçado diploma.

A nova tecnologia foi um desafio

Se por um lado, o governo do Estado teve que investir em infraestrutura tecnológica e adequação de espaços para atender a proposta do curso, como rede de computadores ligados à internet e material didático diferenciado, além da mobilização de recursos humanos, para grande parte dos formandos o desafio foi a utilização das novas tecnologias.

Como disse o professor José Maria Bezerra, de Marechal Thaumaturgo: "O maior desafio foi que a maioria sabia nem ligar o computador. Também entra para a história de Thaumaturgo o fato de termos iniciado e terminado o curso sem precisar sair do município".

A formanda Elisângela da Silva Costa confirmou: "Foi um desafio enorme. Eu não tinha contato com computadores. Para mim foi um obstáculo muito grande, pensei até em desistir, mas segui em frente e, graças a Deus e com apoio da minha família, aprendi a usar o computador e aqui estou formada".

Rosineis Souza de Oliveira levou o filho e a sobrinha, ainda crianças: "Eles vieram ver minha vitória", disse. Ela atua há nove anos como professora, desejava muito formar-se em Pedagogia, mas até então não tinha tido a oportunidade, que surgiu após a parceria do Acre com a UnB. Emocionada, assim se expressou: "Foi uma vitória árdua e um dos maiores triunfos da minha vida. Vou colocar meu diploma em lugar muito especial na minha casa".

rosineis_formatura_czs_onofre_brito.jpg Eles vieram ver minha vitória. Foi uma vitória árdua e um dos maiores triunfos da minha vida. Vou colocar meu diploma em lugar muito especial na minha casa.
Rosineis Souza de Oliveira, formanda

Galeria de Imagens

 

Veja o video: 

{flv}manha_17_03_formados_cruz{/flv}