Seds promove Curso de Aprofundamento de Políticas Sociais Indigenistas

Em razão do expressivo aumento nas demandas de atendimento a indígenas em âmbito local, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), por meio de sua Assessoria Indigenista, realizou, no período de 18 a 20 de fevereiro, o Curso de Aprofundamento de Políticas Sociais Indigenistas. O evento contou com a participação de diversas instituições que atuam na rede de atendimento socioassistencial às populações indígenas no estado.

Os conteúdos trabalhados delimitaram conceitos e marcos legais, com orientações sobre os direitos dos povos indígenas e os desafios intrínsecos aos processos de qualificação dos programas sociais, visando atender essas populações de forma diferenciada.

Representantes da rede de atendimento socioassistencial para populações indígenas do Acre (Foto: Assessoria Seds)
Representantes da rede de atendimento socioassistencial para populações indígenas do Acre (Foto: Assessoria Seds)

Marcelo Jardim, assessor de indigenismo da Seds, destaca que o curso é fruto de uma antiga reivindicação das instituições socioassistenciais. “Existe a real necessidade de qualificação, de formação do quadro técnico das instituições, que estão cada vez recebendo mais demandas, envolvendo membros de populações indígenas”, disse.

Uma vez que algumas demandas sociais indígenas ainda estão sem um protocolo, eventos como esse fomentam o estreitamento do diálogo, buscando clareza na visão institucional e principalmente, a construção de um fluxo de atendimentos.

“O governo do Acre é bastante diferenciado em relação aos outros Estados. Podemos a partir daqui, referenciar práticas positivas, que podem ser multiplicadas, servindo de inspiração a outras realidades. Acreditamos que o projeto político do Estado para os povos indígenas locais está no caminho certo”, destacou Clarisse Drummond Machado, antropóloga e mestre em Política Social, que ministrou o curso como representante da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter