Capital é abastecida com combustível transportado de Cruzeiro do Sul

Após registrar a impressionante marca de 17,94 metros em seu nível nesta quinta-feira, 20, o Rio Madeira segue subindo e aproximando-se da cota histórica de 18 metros. A precipitação pluviométrica incomum em Rondônia, mesmo para esta época do ano, e que já desabrigou milhares de famílias naquele estado, além de ter arrasado extensas áreas agrícolas, coloca o Acre em situação de quase isolamento.

Somente nesta sexta-feira outros quatro caminhões carregados saíram da cidade com destino à capital (Foto: Onofre Brito/Secom)
Somente nesta sexta-feira outros quatro caminhões carregados saíram da cidade com destino à capital (Foto: Onofre Brito/Secom)

Em outros tempos esta situação de isolamento imporia ao estado do Acre, especialmente à Rio Branco e cidades próximas, o desabastecimento de combustível. Contudo, o tráfego perene na BR-364, no trecho entre Cruzeiro do Sul e a capital desde 2011, possibilita o transporte de milhares de litros de gasolina e diesel a partir do Juruá.

Desde o dia 19, empresas que prestam serviços para a Petrobrás Distribuidora transportam combustível para a capital do Estado. Informações colhidas junto a essas empresas dão conta de que 200 mil litros de gasolina já foram levados de Cruzeiro do Sul. Somente nesta sexta-feira outros quatro caminhões carregados saíram da cidade com destino à capital.

Cerca de dois milhões de litros de gasolina e diesel deverão ser levados para Rio Branco nos próximos trinta dias, o que afastará definitivamente o risco de desabastecimento da capital e demais cidades região do Vale do Acre.

Na tarde desta sexta-feira, 21, o tráfego para caminhões no período diurno foi liberado pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).