Secretaria de Educação amplia programa de prevenção às drogas no Juruá

No Juruá, dez escolas participarão do programa neste ano (Foto: Onofre Brito)
No Juruá, dez escolas participarão do programa neste ano (Foto: Onofre Brito)

O uso de drogas nas escolas é uma preocupação global. Pensando nisso o governo federal criou, no ano passado, um programa denominado #Tamojunto. O coordenador do programa pela Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), Hélio Guedes Silva, dirigiu nesta sexta, 22, reunião com diretores e coordenadores pedagógicos para pactuar com as escolas a ampliação do programa na região de Cruzeiro do Sul.

Já executado, no ano passado, como piloto em quatro escolas de Rio Branco e em três de Cruzeiro do Sul, teve resultado avaliado positivamente pela secretaria e pelos professores, segundo Silva.

Ele ressalta que a temática da prevenção às drogas já é prevista para ser trabalhada nos currículos das escolas. “O #Tamojunto é executado em sala de aula pelo próprio professor, sem agentes externos. Isso estabelece um maior vínculo, uma aula mais interativa em que o adolescente desenvolve principalmente o senso crítico e aprende a avaliar as consequências de experimentar o álcool, o cigarro e as drogas ilícitas. No programa também são realizadas oficinas com os pais”, explica.

Droga: um grande problema

Além do problema com as drogas ilícitas, potencializado pelo fato de o Acre ser um estado de fronteira, o uso do álcool vem gerando violência, conflito entre os alunos, entre pais e professores e entre alunos e professores. “A gente realmente precisa somar esforços, procurar parceiros para poder fazer um trabalho integrado”, disse Silva.

O coordenador regional da SEE, Charles André Rosas, informa que neste ano sete escolas de Cruzeiro do Sul, uma em Mâncio Lima e duas em Rodrigues Alves participarão do programa, que se destina a alunos do 8º ano, na faixa de idade de 11 a 12 anos. Ele conta que o assédio aos alunos muitas vezes ocorre nas portas das escolas