Conforme decreto governamental reconhecendo situação de emergência em face ao transbordamento que atinge Rio Branco nos três últimos dias, a Secretaria de Agricultura (Seagri) colocou sua frota de caminhões, caminhonetes, carros de passeio, barcos e o corpo funcional para prestar assistência as famílias desabrigadas pela cheia do Rio Acre, que segue acima da cota de transbordamento de 14 metros.
Nesta última sexta, 24, foi suspenso o expediente na Seagri para colocar toda estrutura do órgão à disposição do atendimento aos desabrigados, indo de encontro a determinação do governo do Estado, em priorizar o socorro as famílias neste momento emergencial. Dessa forma, sem previsão no retorno do expediente normal.
As equipes de servidores do órgão incluem mais de 80 pessoas trabalhando na assistência às famílias por períodos de 24 horas corridas, sem interrupção nem na madrugada. A frota disponibilizada para as missões é composta por 4 caminhonetes, 7 caminhões, 2 pranchas, 4 carga seca, e 3 barcos.
O secretário José Luis Tchê enfatiza que como cidadão e gestor público é impossível ficar em casa, é impossível não se envolver nas ações de apoio às famílias, impossível não ser tocado e a obrigação é ofertar solidariedade em ações concretas de apoio as famílias.
“O governo está em campo agindo, demandando não haver barreiras para ajudar os desabrigados e, nesse sentido, nosso time está em ação para prestar socorro e amenizar o sofrimento dos desalojados pela cheia”, finalizou Luiz Tchê.