Secretaria da Mulher realiza semana de ações em Rio Branco

Com o objetivo de levar conscientização e orientação acerca das redes de apoio à mulher, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), realiza, até o sábado, 9, abordagens educativas e distribuição de materiais informativos no Via Verde Shopping, em Rio Branco.

A equipe estará disponível todos os dias, das 14h às 18h, ofertando também atendimentos psicológicos, jurídicos e de assistência social. Na terça-feira, 5, a ação contou com a participação da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, o Ônibus Lilás.

Ônibus Lilás esteve no Via Verde Shopping na terça-feira, 5. Foto: Franklin Lima/Semulher

A ação faz parte das atividades relativas ao Dia Internacional da Mulher, e integra parceria entre o governo do Acre e o Via Verde Shopping e, segundo a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira, é crucial abordar as pessoas no que diz respeito à conscientização quanto à violência de gênero.

“Este [a violência de gênero] é um problema estrutural e global, que afeta milhares de mulheres. É fundamental que assumamos a responsabilidade de combater esta questão. E, neste sentido, é de suma importância que tenhamos parceiros que podem nos ajudar a chegar a mais pessoas.

De acordo com a diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Semulher, Joelda Pais, outra razão importante para a parceria é que questões que envolvem violência contra a mulher requerem uma abordagem multifacetada.

“Não há uma solução única. É necessário um esforço contínuo de diferentes partes da sociedade para abordar as causas e as ramificações. Nossa atuação principal, nestas abordagens, é a orientação para a quebra do ciclo da violência e oferecer a estas mulheres a rede de apoio”, reforçou.

São realizadas ações de orientação e conscientização. Foto: Jocélia Cruz/Semulher

Segundo a chefe do Departamento de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Semulher, Luzivera Batista, a equipe também tem ofertado esclarecimentos quanto às questões raciais e à promoção da inclusão das pessoas trans.

“Aqui, no shopping, estamos conversando com as pessoas sobre estas situações em específico: o uso dos pronomes corretos para pessoas trans e, obviamente, a importância em reconhecer a dupla vulnerabilidade da mulher negra nas questões de violência doméstica. Acreditamos que o esclarecimento é o maior aliado em nossa luta contra a discriminação”, finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter