Secom promove programa de cuidados com a voz na Escola do Poder Judiciário

Nesta segunda-feira, 24, a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) realizou o 5° dia do “Voz que brilha: Programa de Cuidados e Exercícios Vocais para Profissionais da Voz”, realizado na Escola do Poder Judiciário do Estado Acre (Esjud).

Servidores realizam exercícios para melhorar respiração. Foto: Neto Lucena/Secom

Desde a segunda-feira, 17, o Voz que brilha conta com uma programação, dividida em etapas, que parte do diagnóstico da utilização da voz, assim como os abusos vocais cometidos pelo trabalhador, os cuidados e funcionamento da voz, o relaxamento corporal, respiração, aquecimento e desaquecimento vocal.

Exercícios são praticados em programação desde o dia 17. Foto: cedida

Com quinze participantes, o público-alvo prioritário são servidores do Poder Judiciário que atuam em atividades essenciais à voz. O curso acontece em formato presencial, conduzido pela fonoaudióloga e servidora da Secretaria de Comunicação, Gabriela Lima, que também apresenta o Programa Conexão Musical, na Rádio Aldeia FM.

Fonoaudióloga Gabriela Lima ministra programa de cuidados vocais no trabalho. Foto: Neto Lucena/Secom

A formadora relata que todo profissional precisa aquecer a voz e realizar exercícios antes de começar atividades vocais por muito tempo, devido ao impacto na saúde física e mental do profissional. Também destaca a experiência de ministrar o curso para a turma do Esjud.

“Está sendo uma experiência muito gratificante. Os participantes estão muito envolvidos. Estamos fazendo um passo a passo de cuidados com a voz, desde como acontece, como é produzida e os cuidados e exercícios de respiração para ter maior potência vocal”, relata.

Secom apoia órgãos do Estado com instrumentos e conhecimentos sobre comunicação. Foto: Neto Lucena/Secom

A diretora de Comunicação da Secom, Renata Brasileiro, enfatizou a importância do apoio aos órgãos que trabalham no Estado: “Em apoio ao TJ, a Secom cedeu a fonoaudióloga Gabriela Lima, para a realização de um curso que já tem sido executado em nossa secretaria. É uma atividade de extrema importância para habilitar  profissionais com técnicas que melhoram o uso da voz na rotina de trabalho”, enfatizou.

Além da fundamentação teórica, são trabalhados exercícios práticos sobre o cuidado vocal, que melhoram a respiração e preparam a voz para usos contínuos. Um exemplo disso é a técnica judiciária Elaine Cristina Pereira, que trabalha com atendimento ao público e necessita utilizar a voz em todas as suas atividades, no trabalho e na vida pessoal.

Servidora do Tribunal de Justiça relata usos da voz no seu dia a dia. Foto: Neto Lucena/Secom

“Estou sempre atendendo ao público, quando não atendo por telefone, mando áudio. Também participo cantando nas atividades do TJ, apresentando Stand Up. Tenho problema respiratório, então preciso sempre realizar exercício. Quando venho ao curso e faço esses exercícios, me sinto bem, e melhora a qualidade de vida”.

O encerramento do programa será na quinta-feira, 27, com um sarau vocal, para que as pessoas possam se expressar de uma forma mais lúdica e artística.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter