Seap discute zoneamento e fruticultura com produtores

O zoneamento ecológico e a fruticultura estiveram em pauta durante a reunião (Foto: Diego Gurgel/Secom)
O zoneamento ecológico e a fruticultura estiveram em pauta durante a reunião (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Semanalmente gestores e técnicos da Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap) reúnem-se com produtores e agricultores para discutir variáveis do setor de agricultura do estado. Nesta terça-feira, 27, a reunião teve início com uma palestra sobre zoneamento, na qual os participantes debateram sobre o uso correto dos recursos naturais.

No segundo momento, a discussão foi sobre mercado da fruticultura. Os 14 hectares de lote do produtor José Petelin estão localizados no Assentamento Nova Baixa Verde, no quilômetro 25, da BR 317, em Senador Guiomard. No local, ele planta quase 20 hectares somente de melancia, em sociedade com outros produtores da região. Petelin conta que foi com o apoio do governo do Estado que eles tiveram condições para produzir.

“O governo do Estado nos deu 100% de ajuda, nos cedendo tudo: máquinas, trator e até caminhão para transportar a nossa produção. Sem essa ajuda seria impossível produzir qualquer coisa na nossa terra”, disse.

Além de melancia, ele cultiva amendoim, milho, arroz, feijão e abóbora. Toda a produção é vendida em Rio Branco, Porto Velho, Manaus e Ariquemes. Para o titular da Seap, José Carlos Reis, os produtores da região têm um grande potencial de mercado, por isso precisam aprimorar as técnicas de plantação, colheita e transporte.

“Esses produtores precisam conhecer melhor o perfil do mercado, saber o que os clientes buscam e se adaptarem aos anseios da população. Por isso nós trouxemos hoje um especialista em mercado de frutas e o próximo passo é reunir com as associações dos supermercados acreanos para fortalecer essa parceria”, explicou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter